
Maringá recebe neste sábado (10) e domingo (11) a Virada Cultural. Com 24 horas de atrações, a programação começa ao meio-dia, com show do carioca Emílio Santiago e da Orquestra à Base de Sopro, de Curitiba. A apresentação será no Palco Conexões, instalado no no Centro de Convivência Renato Celidônio, ao lado da prefeitura.
Esta é a primeira vez que um evento do gênero é realizado no interior do Paraná. Além de Maringá, a programação vai acontecer simultaneamente em Curitiba, Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Cianorte.
"A Virada representa uma celebração a diversidade cultural do Paraná. É um momento em que a cultura se torna o centro das atenções e isto contribui para que as pessoas percebam que podem e devem ter acesso a estas atividades gratuitamente", comentou o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, em nota encaminhada para a imprensa.
Programação de sábado
Após o show de abertura, o Palco Conexões receberá outras sete atrações, entre espetáculos de teatro e shows musicais. Às 13h15, o Espaço Sou Arte, de Campo Mourão apresenta Cinema in Palco. Na sequência, às 15 horas, se apresenta a Orquestra Sonarte, de Foz do Iguaçu, seguido pelo grupo Rosa dos Ventos que encena o circo teatro "Saltimbembe Mambembancos".
No período da noite, o grupo maringaense Novo Trio se apresenta às 18 horas. O Núcleo Ás de Paus, de Londrina encena a peça "A Pereira da Tia Miséria" a partir das 19h15. Os londrinenses do Terra Celta levam a música medieval ao público às 21 horas. A programação no Palco Conexões será encerrada com show dos curitibanos do Hillbilly Rawhide. Durante todo o dia, o Centro de Convivência também terá uma Feira de artesanato local e regional.
Maratona de filmes
Para fechar a noite, o Auditório Hélio Moreira (na prefeitura) recebe a Virada Cinematográfica, com a exibição de quatro filmes. A primeira sessão começa às 22 horas, com Psicose, clássico do suspense de Alfred Hitchcock. A partir da meia-noite, será a vez do drama O que terá acontecido à Baby Jane?. A programação será encerrada com o suspense de guerra Essential Killing (às 2h30) e o erótico A mulher e... La Bête (a partir das 4 horas).
Sandra de Sá encerra a programação no domingo
No domingo (11), a Virada Cultural começa a partir das 10 horas, com a feira de artesanato no Centro de Convivência. Ao meio-dia, o Palco Conexões recebe a apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira, de Cascavel. Às 13h15, os mourãoenses do Espaço Sou Arte retornam com "A Paixão de Coió". Fechando a tarde, a carioca Sandra de Sá faz seu show a partir das 15 horas.
Programação da Virada Cultural Paraná em Maringá
10 de novembro
Palco Conexões (no Centro de Convivência)
12h Orquestra à Base de Sopro de Curitiba e Emílio Santiago
13h15 Cinema in Palco
15h Orquestra Sonarte
16h15 Saltimbembe Mambembancos
18h Novo Trio
19h15 A Pereira da Tia Miséria
21h Terra Celta
22h30 Hillbilly Rawhide
Feira de artesanato local e regional (no Centro de Convivência) - Das 12h às 00h Virada Cinematográfica (no Auditório Hélio Moreira)
22h Psicose (de Alfred Hitchcock)00h O quê terá acontecido à Baby Jane? (de Robert Aldrich)02h30 Essential Killing (de Jerzy Skolimowski)04h A mulher e... La Bête (de Walerian Borowczyk)
11 de novembro de 2012
Palco Conexões (no Centro de Convivência)
12h Orquestra Paranaense de Viola Caipira
13h15 A Paixão de Coió
15h Sandra de Sá
Feira de artesanato local e regional (no Centro de Convivência) - Das 10h às 18h




