• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Diagnosticado com suspeita de H1N1 durante o fim de semana, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) só deve retornar ao trabalho na quinta-feira (28). Inicialmente, a previsão era de que Fruet voltaria às atividades nesta terça-feira (26), mas a orientação médica foi para que ele esperasse mais alguns dias.

Além de garantir uma recuperação completa, a medida é uma forma de evitar que o prefeito transmita o vírus para outras pessoas, informou a assessoria de Fruet. Desde sábado, o pedetista está sendo tratado com Tamiflu, medicamento indicado para a gripe H1N1.

Ainda de acordo com a assessoria do prefeito, o diagnóstico foi feito com base na avaliação dos sintomas apresentados por Fruet – febre alta, dor de cabeça e tosse – e não foi solicitado exame laboratorial. Como a gripe não é uma doença de notificação obrigatória, esse é o procedimento nesses casos. Os testes de laboratório só são realizados nos quadros mais graves, que necessitam de internação.

Como não esteve fora da cidade nos últimos dias, a suspeita é de que Fruet tenha contraído o vírus em um dos eventos que participou nas últimas semanas – como as audiências públicas da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que estão ocorrendo nas regionais da cidade. De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Brasil já registrou neste ano 1.365 casos confirmados de Influenza A e 230 mortes. Em todo o Paraná, já são 30 casos e quatro mortes causadas pelo vírus foram registradas.

Vacinação

Devido ao início prematuro da notificação de casos da doença, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada. Desde segunda-feira (25), os grupos prioritários já estão sendo vacinados em todo o estado. Também houve um aumento na procura pela vacina na rede particular. Em alguns laboratório de Curitiba a vacina se esgotou em poucas semanas e não há previsão de quando novas doses irão chegar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]