• Carregando...

O número de casos de acidentes de trânsito com vítimas diminuiu 6,9% no estado de São Paulo desde as mudanças na lei seca, que endureceu a fiscalização da embriaguez ao volante no país. O índice representa os casos de mortes e feridos, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Nos dois primeiros meses desse ano foram registrados 20.487 casos em todo o Estado, contra 21.999 no mesmo período de 2012.

Se considerados apenas os acidentes que resultaram em mortes, a queda é ainda maior: 18,9%. Nos dois primeiros meses de 2012, São Paulo registrou 675 casos, contra 547 no mesmo período deste ano. No caso de acidentes com feridos, a diminuição foi de 6,5%, com 21.324 casos no primeiro bimestre do ano passado, contra 19.940 deste ano.

A partir de dezembro do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que depoimentos da polícia, vídeos, testes clínicos e testemunhos podem ser usados para comprovar a embriaguez ao volante.

Já em janeiro deste ano, o órgão reduziu a margem de tolerância no teste do bafômetro. Antes o limite era de 0,1 miligrama de álcool por litro de ar, o valor caiu para 0,05 miligrama de álcool por litro de ar.

O Contran determinou também que o motorista que tiver qualquer vestígio de álcool em exame de sangue pode ser multado em R$ 1.915,40 e ter a carteira de habilitação suspensa por até um ano. Até então, a margem de tolerância para aplicação das penalidades era de 0,2 grama de álcool por litro de sangue.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]