• Carregando...
O visto permanente pode significar a tão sonhada autonomia. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O visto permanente pode significar a tão sonhada autonomia.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A última quarta-feira (15) foi de alívio para dez refugiados angolanos – todos cegos – que vivem em Curitiba desde 2001. O Conselho Nacional de Imigração concedeu um visto de permanência definitiva a cada um deles, colocando fim a um período de angústia. Com o visto anterior – de cortesia – prestes a vencer, eles vinham sofrendo pressão do Consulado da Angola para retornarem ao país africano. Agora, os jovens poderão permanecer no Brasil de forma independente.

Contato

Quem tiver uma vagas de emprego para os angolanos pode entrar em contato com o Siaanee – F: (41) 2102-3372.

Sob ameaça de despejo, grupo procura casa nova

Os cegos angolanos querem trabalhar o quanto antes para resolver um problema urgente: eles estão sob ameaça de despejo. O sobrado em que oito dos jovens vivem – localizado no bairro Mercês, em Curitiba – está alugado ao Consulado de Angola, que parou de pagar os aluguéis. As dívidas com a imobiliária passa dos R$ 22 mil. Por causa disso, o proprietário ingressou com uma ação na Justiça Federal, pedindo o prédio de volta.

“O prazo para que saíssemos já venceu. Estávamos procurando outro lugar, mas, como não temos renda, foi impossível alugar outra casa. Agora, quando voltarmos a trabalhar, tudo será mais fácil”, disse Wilson Madeira.

Aluguéis

No ano passado, parte do grupo morava em um imóvel no Bairro Alto, mas foram obrigados a sair do imóvel por causa dos aluguéis atrasados. Segundo o Siaanee, a imobiliária reteve eletrodomésticos dos jovens. “Fizemos até uma denúncia ao Ministério Público para tentar reaver. Tinha fogão, geladeira, tudo...”, contou a professora Leomar Marchesini.

“Não tem como expressar a alegria que estamos sentindo. Era exatamente isso que a gente queria”, comemorou Delfina Amarilis Américo. “Me sinto quase uma brasileira”, assentiu.

O visto permanente pode significar ao grupo a tão sonhada autonomia. Ao contrário da concessão anterior, o visto permanente permite que os migrantes trabalhem formalmente. Avessos a qualquer sentimento de pena, os cegos angolanos sonham trabalhar e se manter pelas próprias forças. “Isso vem a resolver a maior parte dos nossos problemas. Queremos terminar os nossos estudos e trabalhar bastante. Como se diz aqui, queremos fazer o nosso ‘pé-de-meia’ e ter alguma tranquilidade”, disse Wilson André Madeira.

Todos frequentam cursos superiores, a partir de bolsas de estudo. Parte do grupo deve se formar já no fim deste ano. Além disso, os jovens formam o grupo “Cantores de Angola” e chegaram a se apresentar em grandes eventos e na tevê. Querem apostar também na arte como fonte de renda. Com o visto permanente, já podem ser contratados formalmente para se apresentar.

“Tínhamos dificuldade em conseguir shows, porque não podíamos emitir nota fiscal. Agora, estamos abertos a contratações e poderemos receber por isso. Agora, podemos brilhar”, disse Madeira.

Dias difíceis

O alento para os angolanos vem em meio a dias difíceis. No fim do ano passado, o Consulado da Angola cortou as bolsas com as quais eles se mantinham. O grupo passou a contar com a solidariedade de pessoas próximas até para comer. Receberam de tudo: de cestas-básicas a roupas. “Se não fossem os amigos, não sei o que teria sido”, contou Delfina.

Parte da ajuda foi coordenada pelo Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Siaanee), da Uninter, onde a maioria dos jovens angolanos estuda. O núcleo quer encaminhar os jovens ao mercado de trabalho. “Todos estão em plenas condições de trabalhar, mas vão precisar de um apoio inicial. Seria muito bom se alguns empresários dessem oportunidades a eles”, disse a professora Leomar Marchesini, coordenadora do Siaanee.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]