• Carregando...

O coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, que ocupava o cargo de comandante da Polícia Militar do Rio desde outubro de 2011, foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (5). A medida foi anunciada na noite desta segunda-feira (5), após uma reunião de duas horas entre o coronel e o secretário estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. O nome do novo comandante ainda não foi anunciado. Ele será o quinto desde o início do governo de Sérgio Cabral (PMDB), em janeiro de 2007.

Erir foi substituído dois dias após a divulgação de um boletim interno, distribuído entre os oficiais na última quinta-feira e exposto pela imprensa no último sábado, 3, em que o comandante concede anistia aos policiais que receberam punições administrativas desde o início da gestão dele, em 2011. No domingo, 4, Beltrame criticou a medida.

Nem Beltrame nem o coronel concederam entrevista. "Mudanças fazem parte do processo de gestão e devem ser vistas com naturalidade", disse Beltrame por meio de nota. "Quero ressaltar o trabalho e a integridade do comandante, além de seu amor à corporação que comandou", concluiu.

Erir estava havia um ano e dez meses à frente da Polícia Militar do Rio. Atingido por uma série de denúncias de violência policial e prisões arbitrárias durante as manifestações iniciadas em junho, o coronel chegou a discutir com o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) e a criticar a atuação de advogados por meio do perfil oficial da Polícia Militar do Rio no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]