• Carregando...
Fórum, que representa 12 associações de policiais e bomebeiros militares, iniciou negociação com o Comando da PM-PR para implantação da Emenda 29 no estado | Marcelo Elias - Arquivo Gazeta do Povo
Fórum, que representa 12 associações de policiais e bomebeiros militares, iniciou negociação com o Comando da PM-PR para implantação da Emenda 29 no estado| Foto: Marcelo Elias - Arquivo Gazeta do Povo

Novos batalhões devem ser implantados no primeiro semestre

Os novos batalhões da PM devem ser implantados ainda no primeiro semestre deste ano, segundo o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar. Ele disse que o 22º batalhão, com sede em Colombo, e o 23º batalhão, na CIC, serão formados com a contratação de policiais militares aprovados em concursos já realizados. "É fundamental ter um grande efetivo policial, com uma preparação adequada, capacitado e com valores de ética e disciplina, além de boa remuneração."

O Comando da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e o Fórum das Entidades de Representação de Policiais e Bombeiros deram nesta segunda-feira (23) o primeiro passo para negociar a implantação da Emenda 29 à Constituição do estado. Durante a tarde, os sete representantes do fórum, que reúne 12 associações, apresentaram as reivindicações da categoria aos oficiais no quartel do Comando Geral, no centro de Curitiba, durante a reunião da Comissão de Estudos. O encontro foi considerado "positivo", mas não teve nenhum resultado prático, já que a previsão é que a negociação só seja encerrada na semana que vem.

Enquanto acontecia a reunião nesta segunda, o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, anunciou, em entrevista à rádio BandNews, que enviará em março para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que implanta o subsídio determinado pela Emenda 29 para os policiais militares e civis. Na oportunidade, ele antecipou ainda a criação de dois novos batalhões da PM na região da capital. Um será organizado em Colombo e outro na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Desde o início do ano, vários policiais militares de baixa graduação articulam-se para iniciar uma greve em protesto contra a não implementação da Emenda 29, que prevê várias alterações - como a incorporação de gratificações no soldo dos policiais e a adoção de novas regras de progressão na carreira militar no estado. A frequência do sistema de comunicação da PM e do Corpo de Bombeiros chegou a ser "invadida", substituindo as informações sobre as ocorrências por músicas e para articular uma eventual paralisação.

O coordenador do fórum, soldado Laudenir Dotta, explicou que o primeiro encontro de negociação sobre a Emenda 29 foi bom porque houve pontos de consenso entre as reivindicações da categoria e o comando, representado na reunião por sete oficiais dirigidos pelo subcomandante geral da PM-PR, coronel Cesar Alberto Souza. "Fizemos alguns apontamentos, várias considerações de aspecto legal da implantação da Emenda 29. Todos os integrantes do fórum perceberam que houve uma aproximação do comando da PM", resumiu Dotta.

A comissão deverá se reunir nos próximos dias durante a tarde. O próximo encontro será nesta terça-feira (24). "Peço aos nossos policiais e bombeiros que continuem acreditando no trabalho das associações e representantes. Certamente concretizaremos mais avanços", afirmou o representante do fórum. Não foi possível conversar com o subcomandante na noite desta segunda-feira (23).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]