Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
INSS

Combate à fraude usa fórmula errada

Uma das principais medidas tomadas pelo governo Lula no que se refere ao INSS foi a realização do Censo Previdênciário, que pretende combater pagamentos irregulares. A contagem começou no final de 2003, mas foi suspensa depois de confusões que culminaram com um pedido de desculpas do ex-ministro Ricardo Berzoini. À época, ele foi criticado porque a fórmula obrigava os aposentados a se apresentarem nos postos do INSS.

Iniciada novamente em outubro passado, a primeira etapa da atualização do cadastro começou a suspender o benefício de mais de 80 mil aposentados e pensionistas na última semana. De acordo com o atual ministro da Previdência, Nelson Machado, essas suspensões equivalem a uma economia de R$ 100 milhões mensais.

Para o ex-ministro da Previdência Reinhold Stephanes, o recadastramento não combate os fraudulentos em sua origem. "O sujeito fraudou os documentos antes, agora ele frauda novamente no momento da atualização do cadastro. O correto seria realizar uma revisão da origem do processo. Verificar como aquele processo de aposentadoria ou pensão foi criado", diz Stephanes. (BB)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.