• Carregando...

Uma das principais medidas tomadas pelo governo Lula no que se refere ao INSS foi a realização do Censo Previdênciário, que pretende combater pagamentos irregulares. A contagem começou no final de 2003, mas foi suspensa depois de confusões que culminaram com um pedido de desculpas do ex-ministro Ricardo Berzoini. À época, ele foi criticado porque a fórmula obrigava os aposentados a se apresentarem nos postos do INSS.

Iniciada novamente em outubro passado, a primeira etapa da atualização do cadastro começou a suspender o benefício de mais de 80 mil aposentados e pensionistas na última semana. De acordo com o atual ministro da Previdência, Nelson Machado, essas suspensões equivalem a uma economia de R$ 100 milhões mensais.

Para o ex-ministro da Previdência Reinhold Stephanes, o recadastramento não combate os fraudulentos em sua origem. "O sujeito fraudou os documentos antes, agora ele frauda novamente no momento da atualização do cadastro. O correto seria realizar uma revisão da origem do processo. Verificar como aquele processo de aposentadoria ou pensão foi criado", diz Stephanes. (BB)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]