• Carregando...

Cerca de 50 toneladas de maconha já foram apreendidas este ano pela Polícia Federal (PF) no Paraná. Desse total, 23 toneladas foram retidas em Foz do Iguaçu, fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina. A quantidade de droga encontrada em Foz é mais do que o dobro do total apreendido em todo o ano passado na cidade, que corresponde a 9 toneladas.

Segundo a PF, o aumento deve-se ao aprimoramento dos métodos policiais de combate ao crime organizado, que inclui novas estratégias de inteligência. A maneira da polícia brasileira atuar nas fronteiras está chamando atenção dos policiais estrangeiros que participam do 1.° Seminário Regional de Técnicas Operacionais de Luta contra o Narcotráfico, em Foz.

Pelo menos 34 agentes policiais especiais do Brasil, Paraguai, Argentina e França estão presentes no seminário, que será realizado até sexta-feira. Os franceses, por exemplo, estão interessados em aprimorar técnicas de combate ao narcotráfico a partir da experiência dos policiais brasileiros. A troca de informações possibilitará à PF integrar o grupo europeu voltado para coibir os entorpecentes. "O crime é global", diz o superintendente da PF no Paraná, Jaber Makul Hanna Saadi.

Segundo Saadi, a corporação está apertando o cerco ao tráfico nas fronteiras brasileiras do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Com o aumento da repressão, os traficantes procuram diferentes maneiras e rotas para transportar a droga. Grande parte deles está atuando na tríplice fronteira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]