Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estradas

Começa a reconstrução da ponte Capivari–Cachoeira

Após seis meses da queda da ponte da Represa do Capivari–Cachoeira, na BR-116, em Campina Grande do Sul, começaram nesta segunda-feira (15) as obras para recuperação do trecho. De acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), a edição de hoje do Diário Oficial autorizou o começo imediato das obras após um pedido de situação de emergência.

A empresa contratada para reconstruir a ponte que liga Curitiba-São Paulo, e que desabou em janeiro de 2005, foi a construtora A. Gaspar S/A. A previsão é que em 180 dias as obras tenham acabado. O Dnit espera que em cinco meses a ponte já esteja reconstruída e no sexto mês deva ser feita a recuperação da ponte alternativa, atualmente em uso.

O valor total das obras será de R$ 31 milhões. Mas o coordenador do Dnit no Paraná, David Gouvêa, informou que pretende gastar menos na reconstrução, cerca de R$ 25 milhões. Estão previstos a recuperação da cabeceira dos dois lados do rio, contenção da laje de transição e aterro no local.

Até o fim da reconstrução, todo o tráfego será feito pela ponte alternativa. Por ter sido construída em 1972, a ponte está funcionando no limite. Apesar de não oferecer riscos para quem passa no local, estão sendo controlados os comboios de caminhões para evitar o excesso de peso.

As obras só puderam ser iniciadas após a publicação do Diário Oficial liberando a necessidade do processo de licitação. Caso fosse necessário fazer licitação, as obras poderiam ser iniciadas apenas em 2007, após os prazos legais da escolha da empresa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.