) As obras de restauração da Catedral Basílica Menor de Curitiba, localizada na Praça Tiradentes tiveram início nesta segunda-feira (17). Foram liberados R$ 4 milhões para as obras que têm como prazo máximo dois anos. A igreja irá funcionar normalmente com a restauração.
Em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPCTV, a arquiteta responsável pela revitalização da igreja Giceli Portela relata que os profissionais que trabalham na restauração do templo são especializados em materiais isolados como vidro e madeira e também em técnicas diferentes de restauro de estátuas e pinturas.
Inaugurada em 1860, a Catedral passou por duas reformas: uma em 1975 e outra em 1993. Com as obras a igreja terá não só a recuperação das pinturas como também a reforma de tribunas e modernização na parte elétrica e hidráulica, o que solucionará problemas de infiltração nas paredes.
A igreja é classificada como Unidade de Interesse Especial de Preservação, segundo informações da Prefeitura de Curitiba. O orçamento para a revitalização da Catedral foi repassado para a Cúria Metropolitana de Curitiba, proprietária do imóvel.



