• Carregando...

Começa nesta segunda-feira (10) a vacinação gratuita de meninas de 11 a 13 anos contra o papilomavírus humano (HPV). A vacina vai estar disponível nas unidades de saúde de todo o Paraná. O público potencial no estado é de 260 mil meninas e a estimativa é que 80% delas sejam vacinadas.

Em Curitiba, a vacina poderá ser recebida em qualquer uma das 109 unidades básicas de saúde (clique aqui para ver os endereços). Em uma segunda fase, ainda sem data programada, a vacinação será realizada também em algumas escolas municipais, estaduais e particulares da capital.

A imunização vai ser aplicada em três doses. Após a primeira, que começa a ser distribuída na segunda-feira, a menina deve voltar à unidade de saúde em seis meses. A terceira dose deve ser aplicada cinco anos após a primeira, para garantir melhores resultados.

O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo, doença que é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

Neste ano, a vacina vai ser aplicada em meninas de 11 a 13 anos, mas a faixa etária vai ser progressivamente diminuída até 2016, quando meninas com nove anos serão imunizadas. A intenção, segundo Juliane Oliveira, diretora do centro de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, é fazer com que a vacinação se torne uma rotina nesta idade. "O Ministério da Saúde espera, com essa ação, que as meninas estejam imunizadas antes de iniciar a vida sexual contra o vírus que causa o câncer de colo de útero", afirma.

Apesar da imunização ser voltada às meninas, a vacina não é contraindicada para homens, explica Juliane. Como o HPV é transmitido em relações sexuais, o homem também pode contrair o vírus, que, no caso do sexo masculino, se desenvolve como uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), não como um possível câncer, como no caso das mulheres. "Em se tratando de saúde pública, é preciso elencar grupos mais suscetíveis para a imunização. Como o vírus se manifesta de forma mais grave nas mulheres, elas foram selecionadas para serem imunizadas pela rede pública de saúde. Nada impede, porém, que homens tomem a vacina na rede privada", conta.

Quatro tipos de vírus HPV são combatidos contra a vacina distribuída no SUS, dois deles respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Ministério da Saúde. "Vale lembrar que a vacina é mais uma ferramenta de prevenção, que não exclui o uso de preservativo nem os exames periódicos", salienta a diretora do centro de epidemiologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]