Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Salmonella

Comida de restaurante intoxica pelo menos 38 pessoas em Curitiba

Pelo menos 38 pessoas que almoçaram no restaurante Ancoradouro no domingo (23)passaram mal ao longo desta semana, com forte diarréia e vômitos. A intoxicação alimentar foi causada provavelmente pela bactéria salmonella, que estaria presente no ovo usado no famoso molho tártaro da casa. É o primeiro caso de contaminação registrado no restaurante, que funciona há 12 anos no bairro da Água Verde, em Curitiba, e é reconhecido pela qualidade dos seus frutos do mar.

"Ficamos profundamente consternados. Estamos há 12 anos no mercado, sempre com o alvará sanitário em dia, tudo dentro das conformidades, participamos de programas de alimentação saudável... e agora acontece essa fatalidade", comentou o proprietário do restaurante, Milton Rech. "Imediatamente chamamos a Vigilância Sanitária, e fizemos um mapeamento para detectar onde estava o problema. A conclusão foi de que teria sido mesmo o ovo que vai no molho tártaro. Às vezes essa bactéria se aloja em rachaduras minúsculas da casca, e não há como percebê-la." Quando o ovo é quebrado, o microorganismo entra em contato com o prato que está sendo preparado – e pode contaminá-lo se ele for feito à base de ovos crus, como a maionese e o molho tártaro. Rech disse ainda que assim que percebeu que havia algum problema – duas sobrinhas e um tio dele também passaram mal – , entrou em contato com todos os clientes que conseguiu para orientá-los a buscar tratamento. "Nossa maior preocupação foi salvaguardar nossos clientes", explicou.

Segundo a Gazeta do Povo deste sábado, para evitar novos casos de contaminação, ele acredita que a única solução seria não usar mais ovos. "O pior é que todo mundo adora o nosso molho tártaro. Ele sempre é feito da mesma forma, com todos os cuidados, por duas manipuladoras treinadas", contou.

Bactéria perigosa

O chefe do laboratório do Hospital Santa Cruz, Roberto Dall Stella, que isolou os germes dos pacientes internados na instituição, confirmou o diagnóstico preliminar de salmonella. "Ainda não emiti o laudo, é preciso fazer mais algumas provas, mas tudo leva a crer que seja mesmo salmonella", observou.

Segundo ele, essa bactéria causa uma gostroenterite bastante acentuada, que pode resultar em perfuração do intestino e septicemia (invasão e multiplicação no sangue). "Se não for tratada adequadamente, pode levar à morte", informou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.