Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carnaval 2011

Comissão de frente será primeiro critério de desempate em SP

Apuração das notas das escolas de samba de SP acontece na terça (8). Unidos do Peruche, primeira a desfilar, será penalizada em cinco pontos

Os representantes das escolas de samba do Grupo Especial e também do Grupo de Acesso de São Paulo se reuniram nesta segunda-feira (7), em um hotel da Zona Oeste da cidade, para decidir os critérios de desempate, a ordem das notas e também as punições para as escolas que não cumpriram o regulamento estabelecido por representantes das agremiações.

O quesito comissão de frente será o primeiro critério de desempate utilizado na apuração do carnaval de São Paulo em 2011, caso seja necessário. Depois, os critérios serão, na ordem, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo, bateria, fantasia, alegoria, evolução e enredo.

Em sorteio realizado nesta segunda também ficou decidida a ordem da leitura das notas das escolas: enredo, evolução, alegoria, fantasia, bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e comissão de frente.

Cada quesito foi avaliado por cinco jurados e a menor e a maior notas recebidas pelas escolas em cada item serão descartadas. Os jurados podem atribuir notas de 7 a 10 aos quesitos, com variações de 0,25. Somente a ausência total de componentes obrigatórios justifica a nota 0.

A apuração que definirá as campeãs de São Paulo acontece nesta terça-feira (8), a partir das 16h, no Anhembi. Duas escolas do Grupo Especial serão rebaixadas ao Grupo de Acesso e duas escolas que desfilaram no Acesso sobem para o Grupo Especial em 2012.Punições

A escola de samba Unidos do Peruche já vai para a apuração com cinco pontos a menos. A escola foi penalizada por estourar em 3 minutos o tempo previsto para as escolas desfilarem e também por entrar com apenas três carros na avenida, quando o mínimo seriam quatro.

Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira, é difícil para qualquer escola já ir para apuração com pontos a menos. "Essa penalidade deixa a Peruche numa situação delicada. Quando você é penalizado, você está correndo o risco de ficar fora da disputa", explica.

O presidente da Unidos do Peruche foi o único a não comparecer a reunião. "É difícil. Cinco pontos é um número muito alto", diz Ferreira. Ainda segundo o presidente, a reunião desta segunda foi tensa. "Está todo mundo querendo ganhar o carnaval e não ser rebaixado", explica.

Duas escolas do grupo de acesso também foram penalizadas. A Unidos do Uirapuru e a Leandro de Itaquera perderam dois pontos cada por propaganda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.