Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vandalismo

Comissão é formada para identificar e punir pichadores em Maringá

Ministério Público pediu ajuda de entidades do Município para conter problema. Segundo secretário de Serviços Públicos, alguns pichadores já foram identificados

Depois da onda de pichações em prédios públicos, comércio e muros de casas em Maringá neste ano, uma comissão para identificar e punir os responsáveis foi formada no Município, na manhã desta segunda-feira (2). O Ministério Público (MP) solicitou ajuda de entidades representativas, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). De acordo com o secretário de Serviços Públicos de Maringá, Wagner Mussio, durante a reunião foram apresentados vídeos enviados por moradores e foi possível identificar alguns pichadores, entre eles, menores de idade. Segundo Mussio, a Polícia Civil deve abrir inquérito para investigar os casos. "Cada caso será tratado dentro de sua dimensão. Todos serão punidos, mas cada um obedecendo ao que prega a lei", garante o secretário, que diz que ainda não foram contabilizados os locais pichados na cidade. Ele também reforça que a população deve trabalhar como braço direito nesse tipo de fiscalização. Ao flagrar algum local sendo pichado, o secretário aconselha entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190 ou disque-denúncia 181. Quando possível, sem que a pessoa corra riscos, ele lembra que fotos e vídeos também podem ser feitos para auxiliar na identificação dos pichadores. Na quarta-feira (4), uma nova reunião entre os representantes já está marcada para definir as estratégias de punição e prevenção. Crime ambiental Pichar é crime, previsto no artigo 65 da lei de crimes ambientais. O ato é passível de detenção que pode variar de três meses a um ano, além de pagamento de multas e prestação de serviços para comunidade, no caso de menores de idade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.