• Carregando...

Será árido o caminho dos governadores que acenam com alternativas à idéia de reduzir a maioridade penal. A proposta de ampliar de três para até dez anos o tempo máximo de encarceramento para menores, da qual José Serra (PSDB-SP) se tornou porta-voz, tende a ser rejeitada pelo Supremo, afirmam especialistas. Segundo eles, não será difícil caracterizar a inconstitucionalidade do aprisionamento por período tão longo sem pena nem julgamento. Já a proposta de estadualizar as penas, defendida por Sérgio Cabral (PMDB-AL), está sob bombardeio do Senado, tendo à frente a Comissão de Constituição e Justiça. Seu presidente, Antônio Carlos Magalhães (PD-BA), enviou carta ao presidente da Casa alertando para o "grave erro" que seria acolher a sugestão.

***

Chá de cadeira – Como quem não quer nada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB- AL) vai protelando a sessão em que será votada a indicação do novo embaixador do Brasil em Lisboa, Celso Vieira de Sousa. Trata-se de um gesto para agradar ao atual ocupante do cargo, Paes de Andrade, furioso com o governo por ter sido dispensado por telefone pelo chanceler Celso Amorim. Varejo – Ex-presidente do PMDB, Paes de Andrade é do Ceará, estado com 50 votos na convenção que elegerá a nova direção do partido no próximo dia 11. Renan anda em busca de apoios para emplacar Nelson Jobim. Olimpo – A serviço de Renan, o senador Wellington Salgado passou os últimos dias a fazer campanha por Jobim no PMDB de Minas. Do correligionário Tarcísio Delgado, ex-prefeito de Juiz de Fora, ouviu: "O Jobim, quando chega ao céu, não conversa mais com os humanos".

Veja bem – O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), descartou ontem a possibilidade de revogar a aposentadoria de José Janene (PP-PR), como sugeriu, com uma pitada de ironia, seu antecessor Aldo Rebelo (PC do B-SP): "Nunca questionei a legalidade da medida. O que achei estranho foi ter sido aprovada no último dia de mandato da Mesa anterior". Reforma agrária – Depois de marcar presença na festa de aniversário do PT em Salvador, o dirigente do MLST Bruno Maranhão, que liderou a invasão da Câmara dos Deputados no ano passado, não passou aperto no carnaval: descansou na mansão de sua família na exclusiva praia pernambucana de Serrambi.

Prezado Lula – Cristovam Buarque (PDT-DF) chegou a escrever carta a Lula sobre como deveria ser, em sua opinião, o "PAC da Educação". Prestes a remetê-la, disse ter ficado com medo de que o gesto parecesse tentativa de se reaproximar do governo e enviou-a a Renan Calheiros. Via rápida – Alvo de investigação por ser concessionária de serviço público e ter doado R$ 10 mil à campanha de Lula, a empresa Deicmar foi beneficiada por projeto aprovado no dia 13 passado pelo Senado. O texto elimina a necessidade de licitação para o alfandegamento no porto de Santos. Fase de testes – Petistas que defendem a possibilidade de convocação de plebiscitos por Lula sem prévia aprovação do Congresso vão propor, na Câmara paulistana, a realização de consulta popular sobre o projeto do prefeito Gilberto Kassab (PD) de instituir pedágio nas marginais. Combinado – O tucano Vaz de Lima se reúne amanhã com a bancada do PT na Assembléia paulista para selar o acordo sobre a Mesa Diretora que toma posse no dia 15. Virtual eleito, ele terá o petista Zico Prado na 1.ª secretaria.

TIROTEIO

* Do deputado federal Rafael Guerra (PSDB-MG), sobre os gastos de quase R$ 6 milhões da Câmara com verbas indenizatórias durante o recesso:

– Assim não há propaganda que dê jeito. A questão não é parecermos honestos, mas sermos, de fato, honestos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]