• Carregando...

A greve dos médicos-peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acabou há duas semanas, mas o agendamento das perícias continua demorado. O atraso na realização das consultas prejudicou cerca de 29 mil pessoas apenas na gerência de Curitiba. A solução encontrada pela justiça foi determinar a contratação imediata de médicos temporários, o INSS, porém, não conseguiu preencher as vagas por falta de interessados. Segundo o telejornal ParanáTV 1ª Edição, da RPCTV, nas cinco gerências do Paraná, havia 104 vagas abertas e 67 inscritos.

A situação mais complicada é em Cascavel, no Oeste do estado, que não teve um número mínimo de interessados e já abriu um novo edital de contratação. Em Curitiba, 22 das 30 vagas foram preenchidas e o INSS planeja atender em um horário especial para diminuir o tempo de espera para 15 dias. Os médicos temporários vão receber R$ 21 por consulta, em um contrato de seis meses de duração.

A contratação pode solucionar a situação de trabalhadores como o carpinteiro João Carlos Peixoto. Ele tem problemas para mexer os braços e entrou com o pedido de perícia em junho, quando a greve dos médicos-peritos foi iniciada. Há três meses sem trabalhar esperando pela consulta, Peixoto passa por dificuldades. A previsão do órgão é que essas perícias sejam agendadas até dezembro.

Segundo Altamir Cardoso, gerente do INSS, o segurado vai receber uma ligação do sistema 135 avisando que ele deve comparecer a agência no dia e na hora marcados para a perícia. Cardoso orienta que as pessoas não devem fornecer nenhum número de documento, senhas de contas ou outro tipo de informação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]