Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Administração

Conferência discute gestão participativa em Curitiba

Proposta de conselho será encaminhada em até quatro meses

Nos próximos meses, Curitiba pode ganhar um conselho municipal que ajudará a monitorar e definir políticas públicas na cidade, bem como contribuir com planos setoriais em áreas como transporte e habitação. No encerramento da Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (ComCuritiba), ontem, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os 500 delegados, membros do poder público, movimentos populares, sindicatos, ONGs e outras entidades, aprovaram a idéia.

Segundo a vereadora Roseli Isidoro (PT), em no máximo 120 dias, será encaminhado à Câmara um projeto de lei para a implantação do conselho, mas antes haverá um fórum, formado pelas mesmas entidades que participaram da ComCuritiba, que estudará questões como a composição do órgão. "O mais importante é que o futuro conselho terá caráter deliberativo, e não apenas consultivo. Assim, ele terá muito mais peso junto ao poder público", disse.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clodualdo Pinheiro Junior, coordenou a conferência, que, ao contrário da edição de 2003, foi convocada pela prefeitura, como prevê o Estatuto das Cidades. Ele explicou que as conferências em todo o país têm o objetivo de fazer um diagnóstico das necessidades dos municípios, que será levado às esferas estaduais e federal e orientará a ação do Ministério das Cidades.

O vereador André Passos (PT) destacou a preocupação em unir as ações das cidades da região metropolitana de Curitiba (RMC). "Uma das sugestões é encontrar uma harmonização dos Planos Diretores de todos os municípios da RMC nas questões que têm esse caráter metropolitano, como transporte", afirmou, acrescentando que é possível a formação de um conselho metropolitano. Ontem ainda foram escolhidos os delegados que representarão Curitiba na Conferência Estadual de Cidades, que ocorre em Foz do Iguaçu, em setembro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.