• Carregando...

"Ele era uma das grandes cabeças pensantes do Brasil. Uma pessoa brilhante. Ele era mais do que um amigo, era um irmão. É difícil acreditar. A gente tinha conversado na sexta-feira [28] e combinamos que ele viria até minha casa nessa segunda-feira [31]."Jayme Canet Júnior, ex-governador, que o nomeou pela primeira vez como secretário estadual de Planejamento.

"É uma grande perda de um homem com uma inteligência e lucidez que sempre estiveram na defesa do bom senso e dos interesses do Paraná. O estado perde um dos seus mais importantes intelectuais e um homem de grande sensibilidade pública. Era com certeza um dos analistas mais brilhantes que tivemos e todos aqueles que conviveram com ele se beneficiaram de sua inteligência, lucidez e, sobretudo, bom humor."Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba.

"Belmiro dedicou boa parte de sua vida a um Paraná melhor para os paranaenses. Suas ideias merecem nossa reflexão. Nos últimos 30 anos, desde os tempos de secretário do Planejamento no governo de meu pai, José Richa, Belmiro Valverde contribuiu de muitas formas para o desenvolvimento paranaense, na vida pública e na iniciativa privada."Beto Richa, governador do Paraná, via redes sociais.

"Ele considerava os 282 alunos como se fossem netos dele. Chamava informalmente todos os alunos de netos. Todos da escola vão sentir muita falta dele pela capacidade de mostrar que é possível ter uma educação de qualidade."Maria Eliane de Aguiar, pedagoga que trabalha na Escola João Paulo 2.º.

"Belmiro sempre teve um grande círculo de amizades. Era de uma companhia extremamente agradável e apostava muito na competência das pessoas. Sempre pensou no bem-estar do povo."Ricardo Pasquini, médico.

"O Paraná perdeu precocemente uma de suas referências, que sempre admirei pela inteligência, caráter, postura, bondade e senso crítico. Obrigado amigo Belmiro por tudo, vá em paz!"Marcos Domakoski, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná (2000/2004).

"Belmiro Valverde era um grande pensador do Paraná. Inteligente, dotado de humor refinado, dono de vasto conhecimento técnico e geral . Além disso, tinha a capacidade do estadista, que estuda, conhece e realiza. Ajudou a melhorar a administração do nosso Estado. O Paraná perde muito com seu falecimento."Gleisi Hoffmann, senadora (PT-PR) e ex-ministra da Casa Civil, via redes sociais.

"O Belmiro tinha um conceito de homem público raro. Assumiu cargos de secretário estadual em três gestões, o que mostra a importância dele para o estado. A perda dele é uma lacuna que não se preenche com facilidade."Alvaro Dias, senador (PSDB-PR) e ex-governador do Paraná.

"O professor Belmiro era um pensador que dedicava sua energia e seu imenso aparato intelectual a análises sempre aprofundadas sobre o país, o Paraná e particularmente a administração pública. Seu espírito crítico e sua inteligência farão muita falta. Com sua obra e sua trajetória, o professor Belmiro construiu para si um lugar de destaque na história e na memória paranaenses. E uma pena que ele parta quando ainda tinha tanto para contribuir."Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba.

"A perda do Belmiro, repentina, deixou a sociedade e os amigos estupefatos. Ele é uma das personalidades mais marcantes dos nossos dias, sempre participando de seminários e movimentos da sociedade. Ele deixa uma contribuição intelectual econômica extraordinária, não podemos nos esquecer do livro sobre economia que ele publicou. É uma perda irreparável, uma lástima que Belmiro tenha morrido aos 71 anos."Euclides Scalco, ex-ministro e ex-diretor-geral da Itaipu Binacional.

"O Paraná acordou mais pobre hoje. Ele foi um brilhante acadêmico e um excelente homem público que ajudou a pensar o futuro do Paraná e a construir o que o estado é hoje."Zaki Akel Sobrinho, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

"Eu considerava o Belmiro de uma inteligência incomum, de bom senso fantástico, um grande defensor dos direitos humanos, da democracia, do livre mercado, da economia de mercado. Foi também um homem importantíssimo quando atuávamos no Movimento Pró-Paraná. Ele participou do conselho superior da ACP por muito anos também e era de uma visão de mundo excepcional."José Eduardo de Moraes Sarmento, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná.

"Ele tinha uma visão muito estratégica do país e fazia críticas à política de curto prazo. Seus artigos transmitiam muita sabedoria, ele tinha muita contribuição ainda para dar. Ele é um exemplo de comprometimento com o Brasil."Edson Luiz Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

"Ele foi um humanista consciente, com uma história de vida fantástica e que pensou em políticas públicas na área de educação, gestão e relações públicas. Além de ser um chefe de família exemplar."Rodrigo da Rocha Loures, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR).

"Ele lutou pela consolidação das instituições e deixou para as futuras gerações um grande legado construído ao longo de sua vida."Juliano Breda, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR).

"É um grande personagem da história do Paraná, dotado de uma lucidez e visão muito clara pelo bem e pelo planejamento do nosso estado. Certamente nos fará muita falta, não só a sua pessoa em si, como suas crônicas dominicais na Gazeta do Povo e que todos nós aprendemos a admirar. Era homem muito culto e sempre esteve engajado nas grandes causas que envolvem o Paraná. É muito triste, lamento que ele tenha ido embora tão cedo."José Lucio Glomb, advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR).

"Ele foi um homem que representa muito para o Paraná, uma pessoa que tinha um grande preparo intelectual."Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

"É uma tristeza para o Paraná. Perdemos um dos homens com maior capacidade de pensar o futuro do estado. Belmiro era um homem que também recentemente deu contribuições ao sugerir diretrizes para o desenvolvimento do Paraná. Sua contribuição é perene."Guilherme Döring Cunha Pereira, presidente executivo do grupo GRPCom.

"Perdemos um dos maiores cérebros do Paraná, que possuía uma visão social e ambiental como poucos. Ele deixou um legado enorme e proporcionou ao Paraná um crescimento estratégico quando foi secretário estadual."Judas Tadeu Grassi Mendes, economista e ex-presidente do Ipardes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]