Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Biografia

Confira a trajetória do ator e seus principais trabalhos no teatro, no cinema e na televisão

7 de setembro de 1922 - Paulo Paquet Autran nasce no bairro de São Cristovão, no Rio. Aos seis anos, em 1928, passa a viver em São Paulo.

1933 – Aos 11 anos, escreve a peça As Onças da Jamaica, sob influência do livros do poeta inglês Rudyard Kipling, autor de O Livro da Selva.

1945 – Forma-se em direito na Faculdade de Direito do largo de São Francisco (USP) e monta um escritório na r. 15 de Novembro, no centro de São Paulo.

1947 – Integra o grupo de teatro Os Artistas Amadores, estreando com a peça Esquina Perigosa, de J. B. Priestley.

1949 – Participa da reinauguração do teatro Copacabana. Em 13 de dezembro, sobe ao palco com Tônia Carrero em Um Deus Dormiu Lá em Casa, e ganha seu primeiro prêmio de melhor ator.

1954 – Participa da peça Mortos sem Sepultura, de Jean-Paul Sartre e direção de Flaminio Bollini Cerri, recebe o Prêmio Leopoldo Fróes, de melhor ator do ano da Casa dos Artistas.

1962 – Encena My Fair Lady, peça de Frederick Loewe e Alan Jay Lerner dirigida por Harry Woolever, ao lado de Bibi Ferreira.

1967 – Trabalha no filme Terra em Transe, de Glauber Rocha, marco do cinema novo, e encena "Édipo Rei’’, de Sófocles, sob direção de Flávio Rangel.

1969 – Atua na peça Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto e direção de Silnei Siqueira.

1977 – Atua na peça A Morte de um Caixeiro-Viajante, de Arthur Miller.

1979 – Faz sua primeira novela, Pai Herói, de Janete Clair, na Rede Globo.

1981– Dirige e protagoniza a peça O Homem-Elefante, de Bernard Pommerance, e faz uma rápida participação na novela Os Imigrantes (TV Bandeirantes).

1983 – A partir de junho (até janeiro de 1984), interpreta Bimbo, na novela Guerra dos Sexos (Globo), ao lado de Fernanda Montenegro.

1987 – Interpreta o personagem Aparício Varela, na novela Sassaricando (Globo).

1989 – Encena "A Vida de Galileu’’ (foto acima), de Bertolt Brecht, com direção de Celso Nunes pelo Teatro de Comédia do Paraná do Teatro Guaíra, em Curitiba

1994 – Volta à televisão e vive o personagem Álvaro na novela "74.5 - Uma Onda no Ar’’ (Manchete).

1996 – Com direção de Ulysses Cruz, produz e atua em Rei Lear, de William Shakespeare.

1998 – Participa da minissérie Hilda Furacão, na Rede Globo. No ano seguinte, atua em O Crime do Dr. Alvarenga, peça de Mauro Rasi, e participa do filme Oriundi, ao lado de Anthony Quinn.

2002 – Recebe o Prêmio Shell de Teatro de melhor ator, por sua atuação na peça Visitando o Sr. Green.

2003 – Dirige a peça Vestir o Pai, de Mário Viana, e encena e dirige Quadrante, monólogo de sua autoria. Em novembro, é internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em razão de uma pneumonia, e é liberado após dez dias.

2006 – Estréia a peça O Avarento, de Molière, com direção de Felipe Hirsch. Participa do filme O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburguer.

2007 – Em janeiro, traduz a peça Pequenos Crimes Conjugais, do dramaturgo Eric-Emmanuel Schmitt, que estréia em São Paulo. Em abril, é internado no Hospital Sírio-Libanês devido a um processo infeccioso. Volta a ser internado dois meses depois, com dores no peito.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.