• Carregando...

O Consulado dos Estados Unidos suspendeu as entrevistas para obtenção de visto agendadas para quarta-feira (17) em São Paulo. O atendimento será realizado normalmente nas unidades de Belo Horizonte, Brasília, Recife e Rio de Janeiro.

A alteração no serviço ocorre em decorrência a uma falha técnica no sistema de passaporte e vistos no Departamento de Estado Americano. Não há previsão de quando o serviço será restabelecido.

De acordo com nota do consulado, os solicitantes que tinham entrevista marcada na capital paulista para esta quarta-feira receberão, em breve, detalhes de como reagendar a entrevista.

De acordo com o departamento americano, o problema começou no dia 9 de junho, quando uma falha no sistema passou a impedir a checagem biométrica com os dados nacionais de segurança americano.

Todas as solicitações de visto feitas após o dia 8 de junho estão sendo afetadas. Pedidos de passaportes americanos feito no exterior após o dia 26 de maio também podem ser prejudicados.

Até que a falha seja resolvida, o órgão afirma que todos os solicitantes devem levar, no dia da entrevista, uma foto no tamanho 5x7. Outras especificações sobre a fotografia devem ser conferidas no site.

A falha deste ano é diferente da registrada em 2014, quando uma atualização de software ligado à emissão de vistos e passaportes apresentou problemas e atrasou a entrega dos vistos.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil recomenda aos brasileiros que, se possível, não marquem viagem ou comprem pacotes turísticos sem ter o visto americano em mãos. “As medidas de segurança impedem os funcionários consulares de imprimir um passaporte, relatório de nascimento no exterior, ou visto até que a falha no sistema seja corrigida”, diz em nota o departamento americano.

“Pedimos desculpas pela inconveniência e estamos trabalhando arduamente para sanar o problema e restaurar as operações por completo”, afirma o comunicado.

As pessoas que solicitaram visto de não-imigrante e não enviaram o formulário on-line DS-160 antes do dia 9 de junho devem reagendar as entrevistas. Segundo a embaixada, as pessoas que têm viagem de emergência já marcadas devem seguir as orientações no site.

O departamento informou ainda que a emissão de passaportes para norte-americanos não foi afetada e, caso necessário, pode emitir passaporte para cidadão norte-americano no exterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]