Ao contrário do ensino fundamental, a educação infantil não reserva grandes mudanças para o ano que vem. De acordo com a diretora do Departamento de Educação Infantil da rede municipal, Ida Milleo Mendonça, os educadores serão incentivados a ensinar mais a partir de brincadeiras. "O contexto lúdico será uma das grandes metas para o ano que vem". Ida explica que há uma preocupação de oferecer para o aluno oportunidades para ele se conhecer como criança e indivíduo.
No entanto, nem sempre os pais entendem estas práticas pedagógicas, e reclamam da falta de conteúdo na educação infantil. A confeiteira Marcileide Silva Gonçales, 25 anos, diz que o ensino oferecido para a filha Eduarda, 4 anos, está abaixo das suas expectativas. "Ela sabe ler e escrever algumas coisas porque fui eu quem ensinou em casa. Ela mostra interesse mas a escola parece que não incentiva muito." A menina confirma. "Eu queria saber ler mais", diz.
A diretora explica que a letras são ensinadas dentro do contexto sistemático para as crianças. "Na hora da historinha, no brincar e na própria identificação do seu nome a gente dá todas as condições para que eles construam hipóteses sobre este conhecimento". No entanto, ainda não existe uma proposta formal de alfabetização das crianças na educação infantil. (TD)
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