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O Amazonas C-105 é um avião militar de transporte tático e versátil. É capaz de realizar  missões em larga escala, com eficácia máxima | Divulgação / FAB
O Amazonas C-105 é um avião militar de transporte tático e versátil. É capaz de realizar missões em larga escala, com eficácia máxima| Foto: Divulgação / FAB

Confira trechos das buscas divulgados pela FAB

Veja a lista de passageiros do voo AF 447 da Air France

Lista oficial de passageiros brasileiros:

A Air France divulgou na quarta-feira (3) uma lista com nomes de 53 dos 58 passageiros. Alguns não tiveram o nome incluído na lista a pedido de parentes.

Leia a relação completa de passageiros

  • A visibilidade na área de buscas pelo voo 447, na região de Fernando de Noronha, está prejudicada na manhã desta sexta-feira (5)
  • Airbus A330-200, semelhante ao avião desaparecido da Air France
  • Da esquerda para a direita entre o círculo, os três passageiros do voo AF 447: Luigdi Zortea, prefeito de Canal San Bovo; Rino Zandonai, diretor da Associação Trentinos no Mundo (no centro); e Geovanni Batistta Lenzi, deputado da Província Autônoma de Trento
  • Luiz Roberto Anastácio, presidente da Michelin para a América do Sul, estava no voo 447
  • Lucas esteve no Brasil para assistir o enterro do pai, que faleceu há 15 dias
  • Veja no mapa as áreas de busca pelos destroços
  • Saiba mais sobre as operações de resgate

Os dois corpos localizados na manhã do sábado (8) pela Aeronáutica de ocupantes do Airbus da Air France que desapareceu na noite do último dia 31 no trajeto entre o Rio de Janeiro e Paris devem chegar neste domingo (7) a Fernando de Noronha, transportados pelo navio fragata Constituição.

Os corpos recolhidos estão no navio, mas só devem chegar à tarde à base militar em Fernando de Noronha, porque a embarcação navega a uma velocidade lenta de 24 nós, ou seja, 40 km/h.

O navio vai ficar a uma distância de 300 quilômetros da ilha para que o helicóptero da FAB que está estacionado no aeroporto possa decolar e ir até o local recolher os corpos e o material e levar para a ilha.

Neste sábado, houve preparação para receber os corpos. Duas câmeras frigoríficas chegaram ao arquipélago. Cinco peritos da Polícia Federal também, e devem começar a trabalhar assim que o helicóptero pousar em Fernando Noronha. Esses corpos serão catalogados, pré-identificados e depois encaminhados ao IML do Recife.

Além disso, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe mantimentos para as equipes e combustível para as aeronaves.

Os corpos dependerão da identificação por DNA para que sejam devolvidos a seus familiares.

Para encontrar mais corpos, a Marinha ampliou a frota de embarcações que está à procura de novos vestígios do avião.

Partes da asa

Na noite do sábado, o tenente-coronel aviador Henry Wilson Munhoz Wender, do Centro de Comunicação da Aeronáutica, disse que, além dos dois corpos, foi encontrada uma parte da asa da aeronave e assentos do Airbus.

"Além de dois corpos, vários destroços [foram encontrados], assentos do avião, bem como partes da asa e diversos outros itens localizados ao longo do dia", declarou em entrevista no início da noite deste sábado.

Munhoz afirmou que as buscas vão continuar, ininterruptamente. O procedimento, segundo ele, será o mesmo adotado desde o início da manhã do sábado, quando foram encontrados dois corpos: saída inicial do avião R-99, aeronave dotada de radar e capaz de localizar objetos sobre a superfície do mar; na sequência, seguem voos de outras aeronaves para reconhecimento visual e posterior acionamento de navios no mar para possível resgate de corpos.

De acordo com uma fonte da agência de notícias Reuters, uma das poltronas recolhidas do mar continha uma marca da companhia aérea francesa.

"Um dos assentos localizados tinha uma inscrição com uma marca da Air France", afirmou a fonte à Reuters sob a condição do anonimato.

Além disso, a companhia aérea comunicou à Aeronáutica que o número de série da primeira poltrona azul localizada e colhida é de um assento de uma de suas aeronaves.

"A Air France confirmou para a gente que aquele número de série era de uma poltrona usada em um Airbus A330, mas eles não puderam dizer se era do voo 447 porque eles não fazem o controle por número de série de cada assento de cada avião", explicou a fonte.

Procurada neste domingo, a assessoria de imprensa da Air France informou que não poderia se pronunciar sobre o tema devido às restrições que a legislação francesa impõe para a divulgação de dados sobre a investigação de acidentes aéreos.

Os porta-vozes da Aeronáutica e da Marinha informaram no sábado que as equipes de busca recolheram do mar, além de dois corpos do sexo masculino, assentos, pedaços da asa do avião, máscaras de oxigênio, uma mochila com cartão de vacinação e uma pasta de couro com um bilhete da Air France.

Uma das malas continha um laptop. Isso foi encontrado a 69,5 quilômetros de onde o avião da Air France emitiu automaticamente o último sinal de problemas técnicos.

De acordo com a fonte, mais materiais foram resgatados do mar e até a noite de sábado ainda estavam sendo catalogados. Um desses itens era uma tela de LCD semelhante às que são instaladas em aviões. As buscas continuam neste domingo.

Etapas de busca

Segundo a Aeronáutica, a área de buscas já soma mais de 200 mil km quadrados (pouco maior que a do estado do Paraná) e será ampliada a cada nova evidência de corpos ou assentos.

De acordo com Munhoz, as partes da asa e assentos foram encontrados em um novo sobrevoo da aeronave R-99, às 11h39. No primeiro sobrevoo, entre 5h e 6h, o R-99 identificou o ponto onde estavam os dois corpos e outros destroços.

"Às 11h39, o R-99 da Força Aérea Brasileira decolou de Fernando de Noronha para continuar a varredura eletrônica e captou, durante a tarde, diversos objetos a oeste da área de onde os corpos foram retirados. Como previsto, as aeronaves de busca visual decolaram em seguida para esclarecer estes pontos. Por volta das 16h um C-130 da FAB avistou outros locais com possíveis destroços", informou nota da Aeronáutica.

O tenente-coronel Munhoz afirmou que detalhes sobre tudo o que a operação encontrar serão revelados unicamente aos familiares das vítimas.

"Nossa operação visa busca de sobreviventes, corpos e destroços, nessa seqüência de prioridades. Todos os detalhes em relação aos itens coletados serão divulgados aos familiares e somente aos familiares. O planejamento de deslocamento desses corpos será informado aos familiares e nesse momento não será divulgado à imprensa", declarou.

Prioridade: outros corpos

A Marinha informou que, a partir dos resultados das buscas neste sábado, a prioridade é encontrar corpos de vítimas do acidente com o avião da Air France, desaparecido desde o último dia 31.

"A prioridade é encontrar corpos e depois os destroços. Vale ressaltar que a cada achado isso se traduz na ampliação da área de buscas", afirmou o capitão-de-fragata Giucemar Barbosa Cardoso, chefe do centro de comunicação da Marinha.

O acidente

O Airbus da Air France transportava 228 pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes na noite do último dia 31.

O voo, de número 447, deixou o Rio de Janeiro às 19h30 (horário de Brasília) e fez o último contato de voz às 22h33. Às 22h48, o avião saiu da cobertura do radar de Fernando de Noronha. De acordo com investigadores franceses, em um intervalo de quatro minutos, o avião emitiu 24 mensagens automáticas com sinais de anomalias no voo, das quais 14 entre 23h10 e 23h11.

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