Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Correção coloca escola do PR entre as 16 mais do Enem

Falha no cadastro dos alunos tirou colégio do ranking final. Após ter um recurso aceito, Dom Bosco ficou com a melhor nota do estado no exame

Durval Antunes Filho, diretor do grupo Dom Bosco | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Durval Antunes Filho, diretor do grupo Dom Bosco (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo)

Depois de ter a nota revisada, o Colégio Dom Bosco assumiu o primeiro lugar entre as escolas paranaenses com melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Assim como ocorreu com várias outras escolas do país, o colégio não apareceu na listagem divulgada no dia 26 de novembro. Ontem, a instituição teve o pedido de reexame deferido, e a média divulgada foi de 690,1 pontos, suficiente para colocá-lo na 16.ª posição no ranking nacional, até agora.

INFOGRÁFICO: Veja os 10 melhores colégios do estado no Enem

Desde a divulgação dos resultados, escolas privadas que tradicionalmente alcançavam boas notas no exame, e não apareceram na lista, reclamaram junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre a ausência de suas notas. Até segunda-feira foram 59 escolas a entrarem com recurso. O Dom Bosco é um dos 17 colégios em todo o Brasil que tiveram o pedido deferido.

Segundo o Inep, as escolas que não constavam na lista inicial apresentavam alguma irregularidade nas informações inclusas pelos estudantes no momento da inscrição no Enem, o que fazia com que o cadastro não conferisse com os dados do Censo. O problema poderia ocorrer, por exemplo, se um aluno que já havia deixado o colégio se inscrevesse no exame como ainda sendo estudante da instituição.

O problema não ocorreu com a mesma frequência em anos anteriores porque era possível aos diretores de cada escola conferir os dados digitados por seus alunos, e corrigi-los, caso necessário. Na edição desse ano, essa opção só ficou disponível após a divulgação dos resultados, e somente às escolas que pedissem reexame. Até o fechamento dessa edição, o instituto não informou o motivo da mudança.

Inclusões

Embora o prazo para que as escolas entrem com recursos tenha acabado ontem, não há previsão para o término das análises, o que deixa em aberto a possibilidade de mais mudanças no ranking por tempo indeterminado. A assessoria do Inep afirmou que não serão divulgadas quais escolas entraram com pedido de revisão, nem a quantidade por estado.

As correções começaram no dia seguinte à divulgação dos resultados, com mudança até na primeira colocação do ranking nacional. O Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, alcançou média 740,8 nas provas objetivas, a mais alta do país, e não foi sequer mencionado na lista original. Vários dos colégios omitidos que tiveram a nota reexaminada estavam entre os 30 melhores. Para o diretor-ge­ral do grupo Dom Bosco, Durval Antunes Filho, a correção fez justiça. "Vimos que o estado não tinha uma escola nem entre os 100 melhores, então, colocar o Paraná entre as 20 nos deixa muito contentes."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.