• Carregando...

Brasília – O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios pede ao Ministério Público (MP) o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, e da ex-presidente da Brasil Telecom Carla Cicco. A sugestão de indiciamento de Dantas e Carla é pelos crimes de sonegação fiscal, tráfico de influência e corrupção ativa. A Brasil Telecom, que era controlada pelo Grupo Opportunity, foi apontada como uma das financiadoras do esquema de caixa 2 operado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para o PT.

"O pedido de indiciamento de Daniel Dantas e de Carla Cicco estava no relatório paralelo feito pelo PT e que eu acatei em parte", disse o relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). A proposta para responsabilizar o banqueiro e a ex-presidente da Brasil Telecom foi uma das 35 alterações incluídas por Serraglio no relatório final, momentos antes da votação do documento, na quarta-feira, pelo plenário da comissão.

"O Serraglio deve ter sofrido um pressão externa muito grande para fazer isso", observou o senador Heráclito Fortes (PFL-PI), um dos integrantes da CPI e aliado de Dantas. "Li o voto em separado do PT e ele condena em tese, sem nada provado. Ninguém pode ser indiciado em tese. Não estou entendendo isso", reclamou.

O relator da CPI dos Correios e o presidente, senador Delcídio Amaral (PT-MS), entregaram o parecer final ontem ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Calheiros anunciou que o recurso do PT foi arquivado.

O recurso pedia a anulação da sessão da CPI, realizada na quarta-feira, em que o relatório final foi aprovado por 17 votos a favor e 4 contra.

Idas e vindas

35 alterações foram feitas pelo relator no relatório final, momentos antes da votação do documento, na quarta-feira.

3 fontes de recursos são apontadas como abastecedoras do "valerioduto": a Brasil Telecom, a Usiminas e a Visanet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]