Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Embalagens sustentáveis

Cresce o número de usuários dos aquecedores ecológicos

As professoras Eloni e Elenice montam um aquecedor com garrafas PET: economia de 30% na conta de luz | Henry Milleo/Gazeta do Povo
As professoras Eloni e Elenice montam um aquecedor com garrafas PET: economia de 30% na conta de luz (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)

Ponta Grossa - O aquecedor de água inventado pelo aposentado catarinense José Alcino Alano, que visa a economizar energia elétrica e evita o desperdício de alguns materiais recicláveis que são descartados no meio ambiente, mobiliza estudantes e professores em Ponta Grossa e começa a despertar o interesse da população.

O Colégio Estadual Polivalente está aproveitando a idéia do aquecedor ecológico na cozinha. A água aquecida por um dispositivo elaborado com as garrafas de politereftalato de etila (PET) e as caixas de leite longa-vida (Tetra Park), é usada para lavar a louça e fazer comida, economizando também o gás. Produzido pelos alunos do curso técnico em Meio Ambiente, o dispositivo já atrai o interesses de moradores do bairro. "Uma segunda oficina já está marcada e a atenderá os pedidos feitos pela comunidade", comenta a professora de Geografia do curso, Elenice Leoni Kossovsli Colla.

Paulo Cesar Facin, professor do curso de Física da UEPG, comenta que tem o sistema instalado em casa e que economiza por mês uma média de R$ 20. Segundo ele, a economia gira em torno de 30% do consumo de energia elétrica. Facin comenta que o recurso já está sendo usado como teste também no acampamento Emiliano Zapata do Movimento Sem-Terra (MST) na região de Ponta Grossa. "O sistema usado no Zapata é mais rústico, pois não conta com as garrafas PET, que funcionam como uma estufa, segurando os raios solares infra-vermelhos, mantendo a água quente e evitando que o vento resfrie a água, mas como a caixa d’água é de amianto, retém o calor por mais tempo", explica.

A luz solar, mesmo que o tempo esteja encoberto, emite calor, que aquece a água. O verso das caixas de leite é pintado com tinta acrílica preta e servem como um armazenador de calor, com as garrafas Pet. "No sistema montado como teste, na Casa de Repouso do Idoso Paulo de Tarso, chegamos a registrar 58°C na água", comenta o estudante do curso de Química da UEPG Alan Ben Hur, que participa do projeto coordenado por Facin.

Economia sem riscos

A professora Elone dos Santos, do Colégio Polivalente, comenta que só podem ser usadas garrafas PET de Coca-Cola ou Pepsi de dois litros, pois têm um formato que facilita o encaixe. Ela ressalta que as garrafas devem ser transparentes. Para cada módulo são usadas 60 garrafas PET, 50 caixas de leite longa-vida, três barras de seis metros de cano de PVC, mais as conexões. Para uma residência com duas pessoas, seriam necessários dois módulos, com custo aproximado de R$ 300, "mas esse gasto seria ressarcido em alguns meses na economia da energia elétrica", garante Elone.

O físico Paulo Cesar Facin desmente o mito que as garrafas PET podem gerar algum perigo para os usuários do aquecedor. Segundo ele, as garrafas não são expostas à pressão e nem ao contato com a água: sua utilidade se limita a isolar os canos ou mangueiras do vento. "Além disso, a temperatura da água chega no máximo a 60°C e por isso, não oferece risco algum de explosões" enfatiza.

A iniciativa do aquecedor ecológico conta com o apoio do governo de estado que, através da Secretaria de Meio Ambiente, divulga o aquecedor no projeto "Água quente para todos", do Programa Desperdício Zero. No Paraná também está localizado o maior aquecedor ecológico já construído no país. Instalado na 15ª Companhia de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro, na cidade de Palmas, Região Sul, é constituído por 1,8 mil garrafas PET e 1,5 mil embalagens longa-vida.

Em 2007, mais de 3 mil aquecedores já tinham sido confeccionados em 254 cidades do estado. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), nesse ano, ainda não foi feito um levantamento preciso, mas pode ser afirmado que a quantidade de adeptos aumentou consideravelmente em virtude dos cursos de capacitação que já foram ministrados em mais de 300 cidades do estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.