• Carregando...

A prefeitura de Cubatão decretou estado de emergência, no início da tarde deste sábado (23), devido às fortes chuvas que atingiram a baixada santista nesta sexta-feira à noite. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) registrou 13 pontos de deslizamentos de terra na cidade nos bairros de Cota 95, Cota 200, Caminho dos Pilões e Morro do Índio.

Os alagamentos atingiram praticamente toda a cidade e a situação mais crítica foi no bairro da Água Fria, onde o nível da água da inundação foi de quase três metros. Os moradores precisaram ser retirados do local com a ajuda do helicóptero da Polícia Militar e por homens do Corpo de Bombeiros. A equipe da Defesa Civil Municipal ainda não conseguiu chegar a região por conta da lama acumulada no caminho. Pelo menos 126 pessoas estão abrigadas no Centro Esportivo Castelão.

De acordo com a prefeitura, três alunos, menores de idade, precisaram ficar abrigados na Escola Estadual Zenon Cleantes de Moura pois os pais não conseguiram buscá-las. Sob a tutela do município, as crianças foram levadas para o abrigo montado no Castelão e esperam a presença dos responsáveis. Elas estão sob os cuidados do Conselho Tutelar.

Funcionários do Fórum Municipal e do Ministério Público também foram impedidos de voltar para casa e acabaram passando a noite no local. Por ter sido necessário paralisar o sistema de tratamento de água da Sabesp, a prefeitura recomendou à população economizar água potável até a normalização do abastecimento. O estado de emergência serve para remover moradores de bairros atingidos e em áreas de risco e levá-los para um local seguro. O decreto permite, ainda, compras emergenciais com menos burocracia e busca de recursos junto aos governos estadual e federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]