Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
patrimônio

Curitiba: começa a demolição do Hospital Bom Retiro

Duas máquinas retroescavadeiras e dezenas de operários realizam o trabalho previsto para ser finalizado no domingo (9). Prédio do hospital funcionou de 1945 até este ano

Os trabalhos de demolição do Hospital Bom Retiro, em Curitiba, começaram neste sábado (8) | Andre Rodrigues/Agencia de Noticias Gazeta do Povo
Os trabalhos de demolição do Hospital Bom Retiro, em Curitiba, começaram neste sábado (8) (Foto: Andre Rodrigues/Agencia de Noticias Gazeta do Povo)
Máquinas retroescavadeiras iniciaram o trabalho de demolição do hospital |

1 de 4

Máquinas retroescavadeiras iniciaram o trabalho de demolição do hospital

Hospital funcionava desde 1945 |

2 de 4

Hospital funcionava desde 1945

Em outubro deste ano, a prefeitura de Curitiba chegou a suspender o alvará de demolição |

3 de 4

Em outubro deste ano, a prefeitura de Curitiba chegou a suspender o alvará de demolição

Os trabalhos de demolição do Hospital Bom Retiro, em Curitiba, começaram neste sábado |

4 de 4

Os trabalhos de demolição do Hospital Bom Retiro, em Curitiba, começaram neste sábado

Começou na manhã deste sábado (8) a demolição do edifício que abrigou de 1945 até este ano o Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, localizado no bairro de mesmo nome, na Rua Nilo Peçanha, em Curitiba. Duas máquinas retroescavadeiras e dezenas de operários realizam o trabalho previsto para ser finalizado no domingo (09).

Ao saber que o prédio estava sendo demolindo uma ex-paciente do hospital, que ficou internada 17 vezes no estabelecimento, foi acompanhar a demolição. Acompanhada das duas filhas, ela – que não quis ter o nome divulgado – disse que ficou curada de depressão e transtorno bipolar no hospital. "Foi ali que me tratei e me curei. Não podiam demolir esse espaço. Ele tinha que ser preservado", disse.

Em outubro deste ano, a prefeitura de Curitiba chegou a cancelar o alvará de demolição do antigo hospital. Devido à pressão popular, uma comissão iria avaliar se o imóvel deveria ser considerado Unidade de Interesse de Preservação – edificação que, por apresentar importância histórica ou arquitetura relevante precisa ser conservada, seja em sua integralidade ou apenas em sua fachada. A nova proprietária do terreno é a empresa Invespark.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da prefeitura não atendeu aos telefonemas.

Veja imagens da demolição do hospital

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.