• Carregando...
Os trabalhos de demolição do Hospital Bom Retiro, em Curitiba, começaram neste sábado (8) | Andre Rodrigues/Agencia de Noticias Gazeta do Povo
Os trabalhos de demolição do Hospital Bom Retiro, em Curitiba, começaram neste sábado (8)| Foto: Andre Rodrigues/Agencia de Noticias Gazeta do Povo
  • Máquinas retroescavadeiras iniciaram o trabalho de demolição do hospital
  • Hospital funcionava desde 1945
  • Em outubro deste ano, a prefeitura de Curitiba chegou a suspender o alvará de demolição
  • Os trabalhos de demolição do Hospital Bom Retiro, em Curitiba, começaram neste sábado

Começou na manhã deste sábado (8) a demolição do edifício que abrigou de 1945 até este ano o Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, localizado no bairro de mesmo nome, na Rua Nilo Peçanha, em Curitiba. Duas máquinas retroescavadeiras e dezenas de operários realizam o trabalho previsto para ser finalizado no domingo (09).

Ao saber que o prédio estava sendo demolindo uma ex-paciente do hospital, que ficou internada 17 vezes no estabelecimento, foi acompanhar a demolição. Acompanhada das duas filhas, ela – que não quis ter o nome divulgado – disse que ficou curada de depressão e transtorno bipolar no hospital. "Foi ali que me tratei e me curei. Não podiam demolir esse espaço. Ele tinha que ser preservado", disse.

Em outubro deste ano, a prefeitura de Curitiba chegou a cancelar o alvará de demolição do antigo hospital. Devido à pressão popular, uma comissão iria avaliar se o imóvel deveria ser considerado Unidade de Interesse de Preservação – edificação que, por apresentar importância histórica ou arquitetura relevante precisa ser conservada, seja em sua integralidade ou apenas em sua fachada. A nova proprietária do terreno é a empresa Invespark.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da prefeitura não atendeu aos telefonemas.

Veja imagens da demolição do hospital

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]