Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio ambiente

Curitiba participa da Hora do Planeta neste sábado

Luzes de pontos turísticos da capital ficarão apagadas entre as 20h30 e 21h30 neste sábado durante campanha promovida em todo o mundo pela WWF

Estufa do Jardim Botânico, assim como outros três pontos em Curitiba, terão as luzes desligadas por uma hora neste sábado (23) durante a Hora do Planeta | Prefeitura de Curitiba / Divulgação
Estufa do Jardim Botânico, assim como outros três pontos em Curitiba, terão as luzes desligadas por uma hora neste sábado (23) durante a Hora do Planeta (Foto: Prefeitura de Curitiba / Divulgação)

Durante uma hora, neste sábado (23) – das 20h30 às 21h30 –, quatro pontos turísticos de Curitiba terão as luzes desligadas para a cidade registrar sua participação na Hora do Planeta. O evento é organizado pela WWF, entidade não governamental que promove a ação internacional desde 2009. Pessoas, empresas e municípios do mundo todo participam todos os anos na campanha que prega consciência ambiental.

Na capital paranaense, das 20h30 às 21h30, ficarão apagadas as luzes da estufa do Jardim Botânico, do Teatro Paiol e das fontes Jerusalém, na Praça Pedro Gasparelo, bairro Seminário, e a da Praça Santos Andrade, no Centro. De acordo com a prefeitura, a participação no evento pretende incentivar a reflexão sobre a necessidade de haver economia de energia, água, de gerar menos lixo e praticar ações que poupem recursos ambientais.

Até esta quarta (20), 45 cidades brasileiras constam oficialmente na relação de municípios que integrarão a campanha. Do Paraná – apesar de Curitiba confirmar a participação por meio da assessoria de imprensa –, apenas Maringá já está na lista oficial disponibilizada no site da Hora do Planeta. O estado com mais cidades confirmadas até o momento é São Paulo, com 18 relacionadas. Na Região Sul, Santa Catarina conta com quatro municípios listados e o Rio Grande do Sul tem três.

Hora do Planeta em 2012

Em 2012, quatro cidades paranaenses participaram oficialmente do ato: Maringá, Curitiba, Paranaguá e Foz do Iguaçu. Na edição do ano passado, realizada no dia 31 de março, um sábado, também entre as 20h30 e as 21h30, 131 cidades brasileiras registraram a participação. Todas as 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal participaram.

Campanha é aberta ao público

Apesar da confirmação de cidade, a proposta da WWF é que qualquer pessoa no mundo possa participar do evento. Quem quiser aderir à inciativa, basta desligar as lâmpadas de casa, do escritório ou de qualquer lugar em que estiver por 60 minutos.

A ONG convoca os interessados a enviarem um e-mail para cidades@wwf.org.br. O participante receberá um Termo de Adesão, no qual poderá cadastrar sua cidade. No site da ONG, o internauta também pode conferir uma contagem regressiva para a Hora do Planeta e outras informações sobre o evento.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.