• Carregando...
 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Voluntários poderão ajudar no combate de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya em Curitiba. A meta da prefeitura é ter um fiscal voluntário para cada uma das 15 mil quadras da cidade. Interessados devem se inscrever no site www.curitiba.pr.gov.br a partir da próxima segunda-feira (22). O objetivo do município é recrutar pelo menos 15 mil pessoas, uma para cada uma das quadras na cidade.

Cada voluntário irá visitar os endereços sob sua responsabilidade uma vez por semana, ao longo de três semanas. Nas duas primeiras, a ideia é checar as condições do local e orientar os moradores, para evitarem focos do mosquito. O prazo para que todos os imóveis da cidade seja visitiados é 3 de junho.

Se na terceira visita o imóvel estiver “em dia” no combate ao inseto, o proprietário recebe um selo atestando que ali são tomadas medidas de combate ao mosquito. As atividades serão coordenadas pela Defesa Civil, que irá treinar os voluntários cadastrados e equipá-los com crachás de identificação.

A medida foi anunciada pelo secretário de governo municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi, na reunião semanal da “Sala de Combate ao Aedes” de Curitiba, nesta quinta-feira (18).

Escolas mobilizadas

Escolas de todo o país devem estar mobilizadas no combate aos focos de Aedes, nesta sexta-feira (19). Em Curitiba, as 184 escolas e os 199 centros de educação infantil municipais organizam atividades de alerta à população.

Ao longo das próximas semanas, os cerca de 18 mil professores municipais devem trabalhar o tema com seus alunos, em preparação para uma caminhada marcada para o dia 26, quando cada escola deve organizar pequenas passeatas em seu bairro.

A rede privada de ensino também está mobilizada. O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) é um dos signatários do Pacto da Educação Brasileira de Combate ao Zika, e orientou todas as escolas para realizar debates e promover debates junto à comunidade nesta sexta-feira (19).

Número de casos

O secretário municipal de Saúde, César Titton, divulgou nesta quinta-feira os números do monitoramento da zika, dengue e chikungunya, atualizados semanalmente. Os casos confirmados de dengue na cidade passaram de 130 para 173. Os de zika pularam de nove para 13. Todos são importados, ou seja, a doença foi contraída fora da cidade. Nenhum caso de chikungunya foi registrado em Curitiba neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]