Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Curitiba registra frio mais intenso desde 2000

Cinco cidades do PR tiveram recordes de frio. Massa de ar polar mantém as temperaturas baixas hoje, com incidência de geadas em todo o estado

No Parque Tingui, em Curitiba, a temperatura abaixo de zero provocou geada forte | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
No Parque Tingui, em Curitiba, a temperatura abaixo de zero provocou geada forte (Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo)

Com 2ºC negativos nos termômetros na manhã de ontem, Curitiba amanheceu com a temperatura mais baixa desde o ano de 2000. A marca é a segunda menor desde 1997, quando o Instituto Tecnológico Simepar, começou a acompanhar o histórico das temperaturas no estado. No ano de 2000, Curitiba marcou 2,6ºC negativos no dia 17 de julho.

Para hoje, a massa de ar polar continua predominando, por isso as temperaturas seguem baixas em todo o estado. Novamente haverá geadas generalizadas no Paraná, exceto o litoral. Na Região Metropolitana de Curitiba a nebulosidade aumenta durante o dia, mas não chove, segundo o Simepar.

A temperatura baixa ocasionou a formação de geada, principalmente em gramados, parques e terrenos baldios na manhã de ontem. Os curitibanos puderam ver o fenômeno em vários pontos da cidade.

"Nos próximos dias, o tempo não muda muito, continua estável, sem ocorrência de chuva, e temos condições propícias a geadas até pelo menos sexta", diz o meteorologista do Simepar Lizandro Jacobsen.

No Paraná, pelo menos cinco cidades tiveram recorde de frio desde o início da série histórica do Simepar. Guaratuba (4,5ºC), Antonina (1,5ºC), Santa Helena (0,6ºC negativo), Maringá (-0,5º negativo) e Apucarana (0,9ºC negativo). Essas duas últimas, segundo a série histórica do Simepar, não tinham registrado temperaturas negativas.

Em um mapa divulgado pelo instituto é possível ver que a maior parte do estado teve registro de temperaturas negativas. Apenas três regiões não tiveram termômetros abaixo de zero: Litoral, parte do Norte Pioneiro e parte do Noroeste.

Em Londrina, as baixas temperaturas causaram perdas nas lavouras, e afetaram principalmente a produção de hortaliças no município. Os termômetros na cidade registraram marcas próximas a 0ºC e a sensação térmica durante o início da manhã chegou a 4ºC negativos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.