• Carregando...
No Parque Tingui, em Curitiba, a temperatura abaixo de zero provocou geada forte | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
No Parque Tingui, em Curitiba, a temperatura abaixo de zero provocou geada forte| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Solidariedade

Noite e madrugada frias fazem FAS atender 955 moradores de rua

A Fundação de Ação Social (FAS) abrigou 955 pessoas em situação de rua, entre a noite de terça-feira e a madrugada de ontem, em Curitiba. Vinte e uma equipes percorreram a capital para convencer as pessoas que dormem ao relento a passarem a noite em um dos abrigos providenciados por diversas entidades na capital. A capacidade é de atender até 1.005 pessoas.

Um mutirão convocado pelas redes sociais também levou curitibanos à Praça Tiradentes, no Centro da capital, para doar agasalhos, cobertores e calçados a moradores de rua, carrinheiros e trabalhadores do período noturno. Duas Kombis do Instituto Pró Cidadania de Curitiba (IPCC) e um micro-ônibus da Guarda Municipal ficaram cheios de doações em menos de duas horas.

Transporte público

O frio causou problemas em 20% dos ônibus da capital durante o início das operações na madrugada e na manhã de ontem. Os sistemas de ar, que abrem as portas, acionam plataformas e outros mecanismos dos ônibus, congelou. Os motores, em alguns casos, demoraram para começar a funcionar normalmente devido ao frio. Apenas após o aquecimento dos sistemas é que o transporte começou a funcionar normalmente.

Uma morte foi registrada no Rio Grande do Sul por causa do frio. Um homem de 53 anos foi encontrado morto em uma propriedade rural do município de Sinimbu e a causa da morte foi confirmada como hipotermia.

8,7ºC foi a temperatura máxima registrada ontem em São Paulo. Essa foi a menor temperatura máxima na capital paulista nos últimos 52 anos. No Aeroporto de Congonhas, em Guarulhos, a sensação térmica foi de 1°C por causa do vento forte. Muitos turistas vindos das praias do Nordeste foram pegos de surpresa pelo frio.

Com 2ºC negativos nos termômetros na manhã de ontem, Curitiba amanheceu com a temperatura mais baixa desde o ano de 2000. A marca é a segunda menor desde 1997, quando o Instituto Tecnológico Simepar, começou a acompanhar o histórico das temperaturas no estado. No ano de 2000, Curitiba marcou 2,6ºC negativos no dia 17 de julho.

Para hoje, a massa de ar polar continua predominando, por isso as temperaturas seguem baixas em todo o estado. Novamente haverá geadas generalizadas no Paraná, exceto o litoral. Na Região Metropolitana de Curitiba a nebulosidade aumenta durante o dia, mas não chove, segundo o Simepar.

A temperatura baixa ocasionou a formação de geada, principalmente em gramados, parques e terrenos baldios na manhã de ontem. Os curitibanos puderam ver o fenômeno em vários pontos da cidade.

"Nos próximos dias, o tempo não muda muito, continua estável, sem ocorrência de chuva, e temos condições propícias a geadas até pelo menos sexta", diz o meteorologista do Simepar Lizandro Jacobsen.

No Paraná, pelo menos cinco cidades tiveram recorde de frio desde o início da série histórica do Simepar. Guaratuba (4,5ºC), Antonina (1,5ºC), Santa Helena (0,6ºC negativo), Maringá (-0,5º negativo) e Apucarana (0,9ºC negativo). Essas duas últimas, segundo a série histórica do Simepar, não tinham registrado temperaturas negativas.

Em um mapa divulgado pelo instituto é possível ver que a maior parte do estado teve registro de temperaturas negativas. Apenas três regiões não tiveram termômetros abaixo de zero: Litoral, parte do Norte Pioneiro e parte do Noroeste.

Em Londrina, as baixas temperaturas causaram perdas nas lavouras, e afetaram principalmente a produção de hortaliças no município. Os termômetros na cidade registraram marcas próximas a 0ºC e a sensação térmica durante o início da manhã chegou a 4ºC negativos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]