Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Curitiba tem teste rápido de aids

Resultado do exame fica pronto em meia hora

Neste sabado foi dia de mutirão de testes de HIV nas unidades de saúde de Curitiba, cidade escolhida pelo Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde no Dia de Mobilização contra a Aids para dar visibilidade ao sistema de testagem rápida, que dá o resultado em meia hora. Das 8 às 17 horas, 26 unidades de saúde realizaram os testes em pessoas a partir dos 14 anos. Segundo o secretário de Saúde e prefeito em exercício, Luciano Ducci, a meta era examinar pelo menos 5 mil pessoas.

O teste foi desenvolvido nos últimos dois anos, com recursos do Ministério da Saúde, por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Espírito Santo. Até junho, de acordo com a coordenadora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, o novo teste estará disponível em todas as capitais brasileiras, em 72 Centros de Testagem e Aconselhamento.

Movimento

Na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, a fila era grande desde o início da manhã.

Até o vice-prefeito Luciano Ducci resolveu entrar na fila. "É rápido e indolor. O único problema é que o meu teste não foi sigiloso", brincou. "É importante ter um diagnóstico rápido, para que a pessoa infectada possa dar início logo ao tratamento", argumentou.

O jogador Parral, do Paraná Clube, foi outro que realizou o exame. "É importante participar e chamar a atenção das pessoas", comentou. O jogador Keirrison, do Coritiba, e as triatletas Anne Fernandes e Célia Maria Ditzel também fizeram o teste.

A estimativa do Ministério da Saúde é de que pelo menos 600 mil pessoas estejam infectadas em todo o país. Desde 1980, foram detectados 371 mil casos no Brasil, com cerca de 170 mil pessoas em tratamento atualmente. A diretoria disse que Curitiba foi escolhida para a campanha pela organização do sistema de saúde e pela capacidade de dar respostas rápidas no caso de detecção da infecção. Desde 1984, foram registrados 7.550 casos (5.093 homens e 2.457 mulheres) na cidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.