• Carregando...

Quem passar pelo calçadão da Rua XV nesta quarta-feira, por volta das 15 horas, vai encontrar o novo meio de transporte que a Guarda Municipal de Curitiba está testando, depois de uma experiência em parques da cidade no fim de semana. O Segway Human Transporter é uma espécie de patinete eletrônico, só que com toda a tecnologia a que se tem direito.

O equipamento, utilizado no policiamento em várias partes do mundo, funciona com um conjunto de sensores que capta movimentos do corpo da pessoa, fazendo o aparelho se mover. "Basta uma inclinação do corpo da pessoa para que o Segway responda", afirma o representante da Segway Brasil, Raphael Franco Machado.

O Segway atinge cerca de 39 quilômetros por hora – velocidade similar à de uma bicicleta. "Estamos estudando o equipamento para o policiamento na Rua XV, local onde não é possível utilizar bicicleta e o policiamento tinha que ser feito a pé", afirma o secretário da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos.

No entanto, o custo do Segway pode ser um empecilho. Cada aparelho custa R$ 24 mil - valor suficiente para 18 bicicletas como as usadas pela Guarda Municipal. "Estamos tentando negociar um preço melhor", afirma o secretário, que ressalta os benefícios do aparelho. "Não podemos utilizar carro e bicicleta na Rua XV. O Segway é muito versátil, sobe e desce declives com mais facilidade", explica. A expectativa da prefeitura é testar o aparelho por um mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]