i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Trânsito

Decisão veta uso de cadeirinhas em ônibus

  • PorFolhapress
  • 27/08/2010 21:09

A Justiça Federal negou ontem o pedido de liminar do Ministério Público Federal para que vans, táxis e ônibus também sejam obrigados a usar cadeirinhas para o transporte de crianças com menos de 7 anos e meio de idade. A lei que regulamenta o uso desse equipamento para carros de passeio entra em vigor no dia 1.º de setembro.

Na decisão, o juiz José Hen­rique Prescendo diz que é indispensável regulamentar e estabelecer condições de segurança para o transporte de crianças. Porém, diz não ter constatado omissão na regulamentação da questão do transporte para esses tipos de veículos. "O que houve foi a regulamentação do transporte particular num primeiro momento, ficando para ser regulamentado em separado o transporte coletivo de crianças, questão que demanda a necessidade de estudos específicos em razão de suas particularidades", disse o juiz.

Estudo

O magistrado pede que seja feito um estudo específico antes da regulamentação da exigência. O juiz sugere a avaliação de questões como responsabilidade pelo fornecimento e armazenamento das cadeirinhas nos veículos de transporte coletivo e uso do equipamento em ônibus interestaduais, em que crianças menores de 5 anos podem viajar gratuitamente quando levadas no colo de pais ou responsáveis.

Na decisão, Prescendo cogita discutir um termo de ajuste de conduta e estabelecer prazos para regulamentação do transporte de crianças em todos os tipos de veículos.

Lei

A lei diz que, nos veículos particulares, recém-nascidos com até 1 ano de idade devem ser transportados no bebê-conforto. De 1 a 4 anos, as crianças devem ir em cadeirinhas. Entre 4 e 7 anos e meio, é obrigatório o uso do booster (assento de elevação). Já as crianças acima de 7 anos e meio até 10 anos devem viajar somente no banco traseiro, com o uso do cinto de segurança.

A multa é de R$ 191,54, com sete pontos na carteira. Em São Paulo, a Polícia Militar vai iniciar a fiscalização no dia 6 de setembro. A obrigatoriedade das cadeirinhas teria início no dia 9 de junho, mas foi adiada após o Denatran constatar a falta dos acessórios no mercado.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.