• Carregando...
No Brasil, o alistamento militar é obrigatório para homens entre 18 e 45 anos. Segundo o Ministério da Defesa, homens transexuais devem alistar-se nas Forças Armadas
No Brasil, o alistamento militar é obrigatório para homens entre 18 e 45 anos. Segundo o Ministério da Defesa, homens transexuais devem alistar-se nas Forças Armadas| Foto: Reprodução

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NDH), promoveu nesta segunda-feira (29/1) o chamado "1º mutirão de alistamento militar para homens trans e pessoas transmasculinas". A ação, que foi articulada com a Junta do Serviço Militar da Administração Regional do Plano Piloto, atendeu a 30 inscritos ao longo do dia.

Segundo a Defensoria, o alistamento esteve voltado àqueles que alteraram nome e gênero nos documentos civis para o gênero masculino. No Brasil, o alistamento militar é obrigatório para homens entre 18 e 45 anos. De acordo com o Ministério da Defesa, os homens transexuais (mulheres que fizeram transição para o gênero masculino) com menos de 45 anos devem alistar-se nas Forças Armadas assim que obtiverem o novo registro civil, refletindo a mudança de sexo e nome.

Já as mulheres trans (homens que mudaram para o gênero feminino) que alteraram seus documentos antes dos 18 anos deixam de ter a obrigação de se apresentar para o serviço militar obrigatório.

Segundo o defensor público e chefe do NDH, Ronan Figueiredo, "a ação inclui e reconhece a identidade de gênero, elimina barreiras discriminatórias, promove a diversidade nas Forças Armadas, conscientiza e educa, além de desenvolver políticas inclusivas”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]