Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estado de emergência

Defesa Civil confirma 20 mortos pelas chuvas em SC

Mais de 13 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Governador já decretou situação de emergência

Feliciano Lopes e Fernando Verdasco comemoram vitória que põe Espanha na frente da Argentina | Reuters
Feliciano Lopes e Fernando Verdasco comemoram vitória que põe Espanha na frente da Argentina (Foto: Reuters)

A defesa Civil de Santa Catarina informou que já são 20 o número de mortos em todo o Estado no final de semana devido às chuvas. Segundo os últimos dados, foram registradas 13.561 pessoas desalojadas - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e desabrigadas - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - e mais 1,500 milhão afetadas. Três municípios estão totalmente isolados - Rio dos Cedros, Pomerode e Benedito Novo.

O maior número de mortos (7) por desabamentos ocorreu em Blumenau. A prefeitura da cidade solicitou aos empreiteiros que coloquem à disposição da comunidade equipamentos úteis no auxílio às pessoas desabrigadas e em situação de risco. O pedido é para equipamentos como retroescavadeiras, carregadeiras, escavadeiras hidráulicas e caminhões.

"Precisamos da colaboração de todas as empreiteiras disponíveis, as que prestam serviço à prefeitura e também as demais", disse ao portal da prefeitura o diretor de Manutenção de Obras da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Éder Lúcio Marchi.

Ele sugeriu que a melhor maneira de colaborar é ajudando no próprio bairro onde a empreiteira está localizada ou nas imediações. As empresas devem procurar as sedes da Secretaria de Obras nos bairros, conhecidas como "ranchos", onde estão trabalhando fiscais e engenheiros da prefeitura.

Segundo a Defesa Civil, há 500 desalojados e 75 desabrigados em Blumenau. Às 11 horas deste domingo, o nível do Rio Itajaí-Açu estava em 10 metros e 6 centímetros acima do normal e o transbordamento já atingia 62 ruas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.