• Carregando...
Fabio Luis Lula da Silva: defesa nega que filho de Lula tenha tido contas pagas por Fernando Baiano. | Sérgio Lima /Folhapress
Fabio Luis Lula da Silva: defesa nega que filho de Lula tenha tido contas pagas por Fernando Baiano.| Foto: Sérgio Lima /Folhapress

homologado

O acordo de delação premiada de Fernando Baiano foi homologado na última sexta-feira pelo ministro Teori Zavascki, relator das investigações da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo parlamentares, isso seria um indício de que as acusações feitas pelo lobista teriam como ser comprovadas. Esse é um pré-requisito para que o réu possa se beneficiar com a delação e ter a sua pena reduzida.

O operador do PMDB Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, disse em seu acordo de delação premiada que um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sido beneficiado por pagamentos do esquema de corrupção na Petrobras. Os valores teriam servido para pagar despesas pessoais.

Neste domingo (11), o jornal O Globo publicou a informação de que Baiano contou em sua delação que teria quitado gastos pessoais de Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, primogênito de Lula, no valor de cerca de R$ 2 milhões.

O Instituto Lula afirmou que não fará comentários sobre a delação envolvendo o ex-presidente e seu filho. A defesa de Lulinha disse que “o sr. Fábio Luis Lula da Silva jamais recebeu qualquer valor do delator mencionado”.

Oposição

Líderes da oposição classificaram como muito graves as denúncias contra Lulinha. Para os parlamentares, as denúncias podem colocar Lula no centro das investigações da Operação Lava Jato. “Se Lula, que é o pai, fez o que fez, agora com os filhos enriquecendo, abusando da influência dele, não seria diferente. O fato vem a agregar aos desmandos das pessoas que integram esse esquema criminoso”, disse o líder do PPS, o deputado federal paranaense Rubens Bueno.

Para Bueno, as denúncias aproximam, cada vez mais, o esquema do Palácio do Planalto e podem chegar a atingir a presidente Dilma Rousseff. “O mar de lama é tão grande que é claro as denúncias ameaçam ainda mais Dilma porque ela é parte integrante do esquema. Ela foi presidente do Conselho da Petrobras. Sabia o que estava acontecendo”, disse.

“Se a delação for confirmada, é um fato gravíssimo. Chega na cúpula do governo”, afirmou o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).

O líder do partido no Senado, Ronaldo Caiado (GO), por sua vez, afirmou que, “uma vez comprovada a ligação entre um dos principais lobistas do petrolão e o filho do ex-presidente, cai por terra qualquer linha de defesa de Lula que o coloca como corpo estranho às investigações da Lava Jato”.

Para ele, com a delação validada abre-se um novo capítulo das investigações que colocam Lula no centro da Lava Jato. “O fato novo é grave e merece uma investigação profunda e aberta. Só assim podemos identificar e acelerar a prisão do cabeça de todo o esquema do petrolão”, afirmou.

Bom para Cunha

Para alguns parlamentares, as novas denúncias envolvendo o filho de Lula também terão um efeito colateral em Brasília, que é reduzir, pelo menos temporariamente, as pressões sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Educardo Cunha (PMDB-RJ), também investigado na Lava Jato.

“Espero que agora os parlamentares do PT e do PCdoB, que ficam cobrando afastamento de Eduardo Cunha, entendam que todos os que estão sendo acusados tem o direito constitucional do benefício da dúvida. Temos que dar a Lulinha o benefício da dúvida e lamentar esse vazamento de informações sem as provas”, disse Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), vice-líder do partido na Câmara, em entrevista ao jornal O Globo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]