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A Comissão de Revisão do Projeto do Metrô de Curitiba apontou falhas consideradas graves no projeto inicial, que inviabilizariam a realização da obra. Os erros foram classificados em três áreas: administrativa, técnica e financeira. As empresas que participarem do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) aberto pela prefeitura terão de equacionar essas distorções em seus projetos.

De acordo com o relatório, a proposta inicial superestimava a demanda do metrô. O projeto previa fluxo de 470 mil passageiros por dia. Mas, com base na transferência de passageiros do sistema de transporte coletivo de Curitiba, a comissão revisou a estimativa para 400 mil passageiros/dia, o que impactou no cálculo da tarifa técnica. Além disso, o grupo técnico apurou que alguns custos – como o da construção de um boulevard nos espaços que hoje abrigam as canaletas do expresso– nem sequer chegaram a ser orçados.

Impactos

Do ponto de vista técnico, segundo a comissão, o projeto original não levou em conta os impactos sociais, econômicos e ambientais que a execução da obra pelos métodos construtivos previstos causaria. De acordo com a proposta inicial, um trecho de 7,5 quilômetros (ao longo da canaleta do ônibus expresso, entre o Pinheirinho e as proximidades da Avenida Água Verde) seria implantado pelo método Cut and Cover. Entretanto, para que isso ocorresse, todo o segmento, incluindo as vias laterais e o comércio, teria de ser interditado ao longo de todo o período da obra.

O relatório ressalta ainda que houve um erro quanto à previsão de profundidade da escavação deste trecho. Inicialmente previa-se a abertura de túneis entre quatro e sete metros abaixo da superfície. A revisão, no entanto, apontou que é preciso escavar a uma profundidade entre 14 e 17 metros. Desta forma, o obra causaria menos impactos na estrutura de prédios vizinhos.

Em outros 4,7 quilômetros, o projeto previa o uso do NATM, mas a comissão descartou esta possibilidade por ser muito demorada: a obra avançaria entre dois e três metros por dia. O trecho elevado de aproximadamente dois quilômetros também foi descartado.

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