• Carregando...
Prefeitura realiza palestras nesta segunda-feira (15) no Hospital do Idoso para marcar o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Prefeitura realiza palestras nesta segunda-feira (15) no Hospital do Idoso para marcar o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A Prefeitura de Curitiba registrou um aumento de 74% no número de denúncias de casos de violência contra idosos na capital entre 2013 e 2014. Houve um total de 148 notificações em 2013, enquanto que no ano passado houve registro de 258 casos.

Esses números têm subido expressivamente na capital. Para se ter ideia, em 2011 houve a notificação de apenas um caso. Em 2012 foram 20. O levantamento foi feito com base em reportagens sobre o assunto publicadas nos anos anteriores pela Gazeta do Povo e em dados divulgados pelo Executivo municipal nesta semana por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data é lembrada nesta segunda-feira (15).

A coordenadora do serviço social do Hospital do Idoso em Curitiba, Valéria Azevedo, ressalta que a violência contra o idoso não é só aquela que envolve agressão física. A maior parte dos casos atendidos inclusive se tratam de situações em que houve negligência. São exemplos desse tipo de casos aqueles em que idosos precisam de auxílio dentro ou fora de casa, mas não são atendidos por nenhum familiar. Há ainda a violência psicológica, física, financeira e sexual. Na maioria das vezes os agressores são da própria família e é mais fácil que vizinhos ou conhecidos percebam e denunciem casos de violência.

Denúncias

Para denunciar casos de violência contra idosos há, ao menos, três opções. Existe o serviço do Disque 100, nacional e 24 horas por dia. Há ainda o disque idoso, no Paraná, cujo telefone é 0800 41 0001 e atende de segunda a sexta-feira das 8:30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Há possibilidade também de se usar o canal de denúncias da Prefeitura de Curitiba pelo telefone 156, com atendimento 24 horas por dia.

“O maior índice de violência ocorre dentro da família e a vítima geralmente é idosa mulher. O principal perfil do agressor está dentro da rede dos filhos e filhas. Podem ser aqueles que convivem próximos ou não. A violência nem sempre é cometida por aquele que está presente no dia-a-dia. Às vezes, um filho cuidador está sobrecarregado e aí vem outro que não está habituado. Essa situação geralmente leva a um conflito familiar”, explica.

Valéria fornece um passo a passo para lidar com a situação de ter um idoso na família e isso ser motivação de conflitos. Segundo ela é preciso em primeiro lugar tentar resolver com o diálogo. “Convoque lá uma reunião com todos os irmãos. Se não tem como estar presente, dê uma ajuda financeira dentro das possibilidades, é a melhor solução”, diz. Caso isso não tenha efeito, ela recomenda que seja procurada ajuda via assistência social do município, nas unidades de saúde ou via 156. Em último caso, a solução precisa vir de uma decisão judicial, o menos recomendado, porém necessário em algumas situações em que não há acordo.

Prefeitura promove evento sobre o assunto

Para alertar à necessidade de se debater o assunto a Prefeitura de Curitiba promove nesta segunda-feira (15) um evento com diversas palestras no Hospital do Idoso, no bairro Pinheirinho. A programação é voltada principalmente para integrantes de famílias que têm idosos, mas todos podem participar. Há entre os temas a serem discutidos o detalhamento dos tipos de violência a idosos, como identificar os casos, o uso de medicamento e seus riscos além de testemunhos de pessoas em idade avançada que se mantêm saudáveis com a prática de atividades em geral.

Serviço

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa Denúncias

Quando: 15 de junho de 2015.

Onde: Hospital do Idoso Zilda Arns.

Endereço: Rua Lothario Boutin, 90, bairro Pinheirinho.

Horário: Das 8h30 às 17 horas.

Entrada: gratuita.

Mais informações: programação no site da Prefeitura de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]