Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Vida e Cidadania
  3. Depois de mudança de itinerário de ônibus metropolitanos, Urbs anuncia a criação de dois novos ligeirinhos

Transporte coletivo

Depois de mudança de itinerário de ônibus metropolitanos, Urbs anuncia a criação de dois novos ligeirinhos

Linhas CIC/Cabral e Barreirinha/Guadalupe vão atender os usuários que vêm de Colombo e São José dos Pinhais. Mudança ocorreu depois de decisão da Comec de modificar o itinerário de quatros ônibus

  • Fernanda Trisotto
Linhas como a metropolitana Colombo/CIC serão encurtadas a partir de sábado |
Linhas como a metropolitana Colombo/CIC serão encurtadas a partir de sábado
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A Urbs optou pela criação de duas novas linhas de ônibus ligeirinho em Curitiba depois de a Comec anunciar que vai adotar um novo vale-transporte para as linhas metropolitanas integradas e a modificação no itinerário de quatro ligeirinhos (Colombo/CIC, Barreirinha/São José, Curitiba/Araucária e Curitiba/Campo Largo). A partir de sábado (14), mesmo dia em que as linhas metropolitanas terão o itinerário "encurtado", passam a operar as linhas CIC/Cabral e Barreirinha/Guadalupe, que vão atender os usuários que vêm de Colombo e São José dos Pinhais. Apesar de a integração com uma passagem apenas estar garantida, passageiros que pegavam apenas um ônibus terão de fazer três trocas em alguns casos.

Segundo a Urbs, essa medida foi necessária para garantir que esses passageiros possam usufruir plenamente da integração do sistema. Por essas quatro linhas, circulam diariamente 82 mil passageiros e cada viagem (ida e volta) desses ônibus somam 195,9 quilômetros. As mudanças estão sendo informadas aos usuários por meio de cartazes e mensagens nos painéis eletrônicos nos terminais, estações e ônibus de Curitiba.

Entenda o que muda

Quem usava a linha Colombo/CIC, saindo da região metropolitana agora terá o terminal Cabral como ponto de integração. Para que os passageiros possam chegar até a Cidade Industrial pagando apenas uma passagem, passará a operar a linha CIC/Cabral, que passará pelo mesmo trajeto.

Mudança maior vai atingir os usuários do ligeirinho Barreirinha/São José. A partir de sábado, a linha fará o trecho São José/Boqueirão. A opção da Urbs para compensar essa linha encurtada foi a de criar o novo Barreirinha/Guadalupe e utilizar o já existente Boqueirão/Centro Cívico para fazer a baldeação. Dessa forma, que saía de São José dos Pinhais e queria chegar até o Barreirinha, terá de pegar três ônibus pagando uma passagem. Esse passageiros deve ir ate o terminal Boqueirão e pegar a linha Boqueirão/Centro Cívico. Será possível fazer a baldeação para o novo Barreirinha/Guadalupe nas estações tubo Prefeitura, Comendador Fontana e Círculo Militar.

Os usuários do ligeirinho Araucária/Curitiba não virão mais ao centro da cidade, pois o ônibus vai parar no terminal Capão Raso, onde os usuários deverão optar por algum dos alimentadores da região. Com isso, a estação Rui Barbosa, que fica na Rua Desembargador Westphalen será desativada. Por causa da mudança de itinerário promovida pela Comec, o ligeirinho também não vai mais parar na estação tubo Vila Guaíra.

Já os passageiros da linha Campo Largo/Curitiba agora desembarcarão no terminal Campina do Siqueira e não mais na estação tubo Hospital Militar, que será desativada pois esse era o único ônibus que parava no local.

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE