• Carregando...

Veja movimentação dos passageiros após pane no sistema

Confusão e depredação marcaram um protesto em estações da Baixada Fluminense administradas pela SuperVia, a empresa de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio. Onze pessoas ficaram feridas levemente, segundo informações do Corpo de Bombeiros. No tumulto, um vagão pegou fogo na estação de Mesquita.

O tumulto começou depois de uma pane elétrica num dos vagões de uma composição que parou próximo à estação de Nilópolis.

Os trens voltaram a circular, no sentido Central, cerca de cinco horas depois da suspensão da via, no início da manhã. A SuperVia informou que, como não tem como devolver o dinheiro de quem pagou e não viajou, dará acesso grátis nesta quinta (8) de 5h até as 10h nas estações do ramal de Japeri.

Durante os tumultos na Baixada Fluminense, a estação de Nilópolis teve a catraca de entrada e a bilheteria destruídas. Um cofre teria sido arrancado e lançado sobre a linha férrea. De acordo com a polícia, ele foi levado para a delegacia. A estação foi fechada no início da tarde. Em Mesquita, ainda na Baixada, uma composição foi depredada.

Depois da confusão, a prefeitura de Nilópolis pôs à disposição dos passageiros ônibus que faziam a ligação com a estação de Deodoro, no Rio, e Queimados, outro destino na Baixada.

A iniciativa municipal não foi suficiente para desafogar a estação. Com poucos veículos, houve mais tumulto na hora do embarque, com pessoas entrando pelas janelas e dando empurrões para tentar embarcar.

Saída do maquinista teria causado protesto

A saída do maquinista de uma composição férrea próximo a estação de Nilópolis teria provocado o protesto de usuários na manhã desta quarta-feira (7). Segundo a polícia, o profissional teria deixado a composição após a parada por problemas técnicos, sem avisar ou dar qualquer explicação aos passageiros.

"Fomos chamados e conseguimos uma comissão de dez passageiros para negociar com um representante da SuperVia", contou o tenente-coronel Linhares.

Vagão foi alvo de vandalismo, diz SuperVia

O diretor de operações da SuperVia, João Gouveia, informou em entrevista ao RJTV que os incidentes com os trens foram provocados por algumas pessoas, e que os Bombeiros classificaram o ato como vandalismo.

"Por volta das 7h40 houve uma falha em um trem que chegava a Nilópolis. O trem foi restabelecido em 12 minutos, mas um grupo de pessoas desceu do trem, foi pra linha e impediu a passagem dos trens. Em seguida, o grupo foi para outras estações e nós chamamos os bombeiros, que classificaram os atos como ações de vandalismo", disse.

Confusão também em ônibus

Outro motivo da manifestação foi o fato de que os passageiros que não conseguiram chegar ao seu destino não receberam de volta o valor da passagem. A SuperVia informou nas estações que os usuários das estações do ramal Japeri poderiam embarcar de graça na próxima quinta-feira (8), entre 5h e 10h.

A prefeitura de Nilópolis, na Baixada Fluminense, disponibilizou ônibus para os usuários de trem que seguem em direção ao Centro do Rio após a confusão na estação. Mas há tumulto e muitos passageiros tentam entrar pelas janelas dos veículos.

Além do Corpo de Bombeiros policiais do 20º BPM e do Batalhão de Choque atuaram para conter a multidão.

Passageiros reclamam

Em Mesquita, usuários do transporte ficaram revoltados.

"Ninguém informa nada", diz uma passageira.

"Eles jogaram balde de cloro, deram tiros pro alto, bateram nos passageiros", contou um usuário.

"Eu ia pegar o trem para levar ela (a filha) no médico. Aí eu chego aqui e está o maior tumulto. Um absurso. Eu vou embora. Não tem condição de pegar outra condução. Eu vou pegar um dinheiro emprestado", disse uma mulher com um bebê no colo.

"Eu vim da Central para Austin, mas só aqui o maquinista avisou que o trem ia voltar para a Central porque a condução estaria suspensa no ramal de Japeri. Eles esperam a gente pagar passagem lá para só aqui a gente ficar sabendo. Eu vou ter que pegar um ônibus e pagar outra passagem e eles não vão devolver o dinheiro", disse um passageiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]