Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte

Desconfiança é entrave extra ao projeto do metrô curitibano

Moradores da capital aprovam construção do modal, mas maioria duvida que obra saia do papel. Processo de consultas públicas começa na semana que vem

Na próxima semana, a prefeitura de Curitiba dará um passo importante para começar a implantar a primeira linha de metrô da cidade: o processo de consultas públicas da minuta e dos anexos do edital de licitação terá início. A expectativa é de que o edital seja lançado já em fevereiro e que as obras comecem no segundo semestre. No entanto, apesar do planejamento e de contar com o apoio do curitibano, a maioria da população demonstra desconfiança de que o projeto vá mesmo sair do papel.

INFOGRÁFICO: Maioria dos curitibanos aprova a construção do metrô, mas desconhece os detalhes da obra

Pesquisa inédita realizada pelo instituto Paraná Pesquisas a pedido da Gazeta do Povo revela que 54,17% dos curitibanos não acreditam que, de fato, o metrô será construído. Se tivessem poder de decisão, quase 72% dos entrevistados prefeririam investir o dinheiro a ser gasto na obra em outra área – principalmente em saúde (39,53%) e em educação (10,08%).

Apesar das incertezas, a pesquisa aponta que quase 70% da população concordam com a construção do metrô. O apoio aumenta conforme avança o grau de escolaridade do entrevistado. Entre os curitibanos que completaram o ensino superior, por exemplo, a aprovação à obra atingiu 73,79%. Em relação à renda, as pessoas que se mostraram menos entusiasmadas com a implantação do modal foram as que integram a classe C – com 66,25% de aprovação. Nas outras camadas, o índice permaneceu acima dos 70%.

Cronograma

No dia 9 de janeiro, a prefeitura inicia o processo de consultas públicas. A minuta do edital e os anexos – que estão em fase de elaboração – serão disponibilizados no site www.curitiba.pr.gov.br. Na semana seguinte, a prefeitura realiza a única audiência pública, para ouvir a população sobre o processo.

"Vamos ouvir a sociedade, os interessados. Em seguida, recolhemos todas as propostas e sugestões e vamos para o texto final. A ideia é que no final de fevereiro o edital esteja à disposição", disse o secretário municipal de Planejamento, Fábio Scatolin.

A obra será executada por meio de parceria público-privada (PPP). Os termos do edital só serão divulgados na próxima semana, mas, por enquanto, sabe-se que deve vencer a licitação o grupo que fixar a proposta que viabilize uma passagem mais barata. "Aquele que apresentar a menor tarifa técnica, ganha", resume Scatolin. O grupo poderá explorar a concessão da linha por 30 anos.

O trecho a ser construído corresponde à primeira parte da Linha Azul, entre a CIC e o terminal do Cabral. Segundo estudo técnico realizado Consórcio Triunfo Participações e Investimentos S. A., nessa fase serão 14 estações em uma extensão de 17,5 quilômetros. A etapa custará R$ 4,6 bilhões, garantidos em outubro, em um acordo entre prefeitura, estado e União. A intenção é que, em uma segunda etapa, a linha se estenda até o terminal do Santa Cândida.

Verba deve ser liberada até março deste ano

A Secretaria Municipal do Planejamento e Gestão espera que a verba que vai custear a implantação da primeira fase do metrô curitibano seja liberada oficialmente entre o fim de fevereiro e o início de março. O município já encaminhou o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira (EVTE) aos ministérios das Cidades e do Planejamento. O documento é uma exigência para que a verba seja destinada à obra.

"Desde dezembro, quando apresentamos o EVTE aos ministérios, o processo avançou muito. Eles [os ministérios] querem a minuta do edital, querem acompanhar este processo. Acredito que em fevereiro a liberação já deve ser publicada no Diário Oficial da União", disse o secretário Fábio Scatolin. "No segundo semestre, já poderemos ter a montagem de canteiros, começando a obra efetivamente", completou.

Os R$ 4,6 bilhões serão repartidos da seguinte forma: a União destinará R$ 1,8 bilhão, a fundo perdido (sem necessidade de pagamento) e concederá R$ 1,4 bilhão em empréstimos (R$ 700 milhões para o município e R$ 700 milhões para o estado). Outros R$ 1,4 bilhão advirão da iniciativa privada, por meio de investimentos do grupo que vencer a licitação.

Além de desejar empregar o dinheiro da construção do metrô em outras áreas, o curitibano também está mal informado em relação aos custos da obra. A pesquisa demonstrou que 80% dos entrevistados não sabem quanto será gasto na implantação do modal subterrâneo. Dos 20% que afirmaram saber o custo de execução da obra, apenas 5,57% assinalaram a opção correta: que o metrô prevê gastos entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões. A maioria – quase 10% – chutou acima do valor orçado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.