• Carregando...

O desenho de um estudante paranaense de 13 anos venceu o concurso internacional de cartazes sobre a paz, promovido anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cléverson Rosa mora na Vila Rural Fiorêncio Barea, em Cidade Gaúcha, e concorreu com mais de 300 mil inscritos.

A trajetória de Cléverson começou no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva, com outros 14 colegas de 11 a 13 anos que decidiram testar seus talentos depois da proposta da professora de artes da turma, Regina Simone Braga. "Levei o regulamento e expliquei o tema aos alunos da 5.ª à 7.ª séries, em outubro do ano passado. Dei algumas sugestões e os deixei livres para usarem a criatividade. Dias depois eles me trouxeram esboços. O Cléverson veio com o desenho praticamente pronto", contou a professora ao jornalista Eduardo Santos, da Gazeta do Povo .

Uma pomba branca, carregando nas asas homens de várias nações e culturas, despejando flores brancas sobre a Terra. Essa foi a idéia de Cléverson para simbolizar o tema "Paz sem fronteiras". O desenho foi o melhor do colégio, venceu a fase estadual e passou à frente também de centenas de trabalhos apresentados por participantes da Região Sul do país. Foi escolhido com louvor ainda na fase nacional e acabou representando o Brasil – pela primeira vez – no concurso internacional de cartazes do Lions Clube. Bateu 300 mil concorrentes de 196 países. Como prêmio, vai ganhar US$ 2,5 mil dólares.

Em março, Cléverson e alguns familiares irão conhecer a sede da ONU com outros 24 estudantes que participaram do concurso. Cléverson ainda não sabe o que vai fazer com os quase R$ 6 mil que vai receber. Por enquanto está mais preocupado em garantir seu embarque para Nova Iorque. A família precisa providenciar passaportes e vistos para entrar no país, trâmites que estão sendo providenciados pela prefeitura. Veja mais detalhes no site Gazeta do Povo (exclusivo apra assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]