• Carregando...

Quem renovar ou fizer a primeira carteira de motorista (CNH) nesta semana terá uma surpresa ao receber o documento, que fica pronto em no máximo cinco dias. Desde ontem, os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) estão confeccionando as habilitações dentro do novo padrão. De acordo com a coordenadora de habilitação do Detran-PR, Maria Aparecida Farias, as modificações visam evitar fraudes. "A carteira de motorista é cada vez mais usada como documento de identidade, talvez até mais que o RG, daí a preocupação com a autenticidade do documento", afirma. Segundo ela, o objetivo é que mesmo a olho nu seja possível identificar alterações.

O novo modelo dificulta falsificações uma vez que além dos dados pessoais do condutor, que já faziam parte do modelo anterior, tem ainda dois números de identificação nacional e um estadual para dificultar cópias. O documento tem também um código numérico de validação composto por dados individuais de cada carteira. A idéia é criar um banco de dados com informações sobre os motoristas. O novo layout, aprovado em abril pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), leva ainda uma faixa holográfica bidimensional semelhante a que é usada na nota de R$ 20 e uma marca d’água impressa com a imagem da bandeira nacional e do logotipo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

O campo de observações da carteira também foi ampliado. No espaço, deverá constar se o condutor exerce atividade remunerada e dados dos cursos especializados realizados pelo motorista.

Segundo Maria Aparecida, a expectativa é que as carteiras antigas sejam totalmente substituídas em um prazo médio de cinco anos. Nesse período, os documentos antigos continuarão valendo. "Os motoristas não são obrigados a fazer outra CNH antes do vencimento do modelo atual", explica. Entretanto, o Denatran permite que condutores façam a nova carteira antes do fim da validade da habilitação antiga. O preço para emissão do documento continua o mesmo, R$ 36,97.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]