• Carregando...

A primeira medição feita pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) aponta uma queda de 50% do óxido de nitrogênio (NO) em todas as regiões de Curitiba durante o Dia Sem Carro, realizado nesta sexta-feira (22). O NO é o principal indicador de poluentes causados por veículos automotores.

A comparação foi feita às 8 horas da manhã desta sexta com o mesmo horário do dia anterior. "Foram dias muito parecidos no que diz respeito ao volume de trânsito e isso deixou a avaliação ainda mais precisa", explicou o químico Eliseu Esmanhoto ao site da prefeitura de Curitiba.

Na praça Ouvidor Pardinho, por exemplo, a estação de monitoramento registrou 40 partes por bilhão (ppb) de NO na atmosfera na quinta. Hoje (sexta) o índice ficou em apenas 20 ppbs, valor correspondente ao registrado em domingos, quando o trânsito é menor. Nas estações do Santa Cândida e Boqueirão, que correspondem às regiões Norte e Sul da cidade, o índice de queda também ficou em 50%.

Já na estação móvel instalada na praça Generoso Marques, principal local do evento "Dia Sem Carro", havia 30 ppbs na quinta e 15 ppbs nesta sexta-feira.

Poluição sonora

Além da poluição atmosférica, o barulho também diminui no Centro de Curitiba. Fiscais da secretaria do Meio Ambiente detectaram uma queda de quase três decibéis no nível de ruídos nos cinco locais avaliados. Na sexta-feira passada (15), os decibilímetros (aparelhos que medem a poluição sonora do ambiente) indicavam uma média de 71.5 decibéis no centro. Hoje, no mesmo período do dia, a média baixou para 69.7.

A maior queda aconteceu na esquina das ruas Cândido Lopes e Dr. Muricy. No local os fiscais registraram uma diminuição de 79 para 74 decibéis, valor considerado muito bom em termos de ruídos urbanos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]