• Carregando...

José Dirceu prepara ofensiva judicial contra a cobertura jornalística do mensalão e da crise política que resultou em sua queda da Casa Civil e na cassação de seu mandato de deputado. O pacote inclui ações por danos morais contra veículos de comunicação, a começar pela revista "Veja". O advogado encarregado da empreitada é Fernando Lottenberg.

Ele tentará trilhar o caminho de Eduardo Jorge, ex-secretário-geral de FHC que processou publicações que o acusaram de cometer irregularidades no governo – na época, Dirceu esteve na vanguarda da crucificação de EJ.

Enquanto busca indenização, Dirceu trabalha para recuperar os direitos políticos em duas frentes: no STF e via anistia pela Câmara a partir do ano que vem.

***

Idéia fixa – Sem prejuízo da artilharia costumeira contra os tucanos, a atual obsessão de José Dirceu em seu blog é outra: "desconstruir" Heloísa Helena (PSol), que ele tanto lutou para expulsar do PT. Companheiros 1 – A mulher do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, Mônica Valente, prestigiou o amigo José Genoíno no lançamento de "Entre o sonho e a realidade". Companheiros 2 – No livro, Delúbio mereceu voto de confiança de Genoíno, quando este fala dos pagamentos ao publicitário Duda Mendonça: "Sinceramente, duvido que a tesouraria do PT tenha pago alguém remetendo dinheiro para o exterior". Sibéria – Comentário de um petista na fila de autógrafos: "Há muito tempo o Genoíno não via tanta gente junta". De fora – Apesar de ainda participar de "discussões de conjuntura", o presidente do PT paulista, Paulo Frateschi, apita quase nada na campanha de Aloízio Mercadante ao governo. O candidato só ouve – um pouco – os petistas Hamilton Lacerda, José Bacarin e Chico Macena. Me aguarde – Enquanto os programas de Geraldo Alckmin seguem linha propositiva, o aliado PFL promete chumbo grosso no último mês de campanha. O site do partido diz que Lula, com seu "triunfalismo debochado", "não imagina o que vem por aí no horário eleitoral".

Analogia – Adversários de Denise Frossard no Rio vêem com desconfiança a entrada da personagem vivida por Renata Sorrah em "Páginas da Vida": trata-se de uma juíza implacável, que combate o crime organizado. Acham que a novela levará água para o moinho da candidata do PPS. Fonte – Autor da novela, Manoel Carlos diz que a personagem estava prevista na sinopse de "Páginas da Vida", entregue antes de Frossard sair candidata. Mas admite que ela foi uma de suas inspirações: pesquisadores que o assessoram entrevistaram a deputada para compor um perfil. Corujão – As entrevistas dos presidenciáveis ao "Jornal da Globo", a partir de segunda-feira, serão gravadas horas antes e exibidas na íntegra. A idéia é facilitar a vida dos candidatos, que para fazer ao vivo teriam de ficar no estúdio até depois da meia-noite. Introdução – A propaganda de Eduardo Campos (PSB-PE) ontem terminou com o aviso: "Começa agora o programa de Mendonça e Jarbas, que escondem Geraldo Alckmin". O espaço destinado à reeleição do governador pefelista veio logo a seguir. Quizumba – Após usar Lula no programa de tevê, o tucano Lúcio Alcântara tentará caracterizar Cid Gomes (PSB), seu adversário no Ceará, como candidato de Tasso Jereissati, presidente do PSDB. Pé-de-meia – Segundo avaliação que circula na Câmara, uma das razões que levaram a maioria dos sanguessugas a desistir da renúncia foi o cálculo de que teriam mais cinco meses de salários e verbas indenizatórias a receber.

TIROTEIO

* Do filósofo Roberto Romano, professor da ética da Unicamp, sobre o ex-presidente do PT José Genoíno, que definiu o mensalão como "um conceito indutivo, não dedutivo".

– Wittgenstein dizia que na lógica não há surpresa. Genoíno, porém, nos surpreende com uma nova lógica da embromação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]