Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Salto São Francisco

Disputa por cachoeira pode parar na Justiça

Ponta Grossa – A prefeitura de Prudentópolis vai questionar na Justiça a administração de Guarapuava, que divulgou para a imprensa local a posse do Salto São Francisco, maior queda d’agua do Sul do país. Há pelo menos um ano as prefeituras de Prudentópolis, Guarapuava e Turvo disputam a cachoeira, que fica na divisa entre as cidades. O salto fica a 55 quilômetros da cidade de Guarapuava e a 55 de Prudentópolis. De Turvo, o acesso pode ser feito pelos dois municípios, ou por trilhas.

Além da ação, a prefeitura de Prudentópolis vai abrir um inquérito administrativo para apurar a ausência de um representante na reunião entre os três municípios e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, convocada para discutir o assunto. O encontro havia sido solicitado pela própria prefeitura.

Um parecer preliminar da Sema indica a posse do salto aos três municípios. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, a conclusão caminha para a mesma decisão. "Nenhum dos três vai ganhar a disputa. Eles vão ter que se entender, pois o gerenciamento e os cuidados do salto serão dos três", afirma. O governo do estado já analisa um decreto que pode determinar que o Salto São Francisco deixe de ser municipal e passe a ser estadual.

A prefeitura de Guarapuava diz ter um relatório em que a Sema reconhece um equívoco num memorial descritivo, realizado em 2003, quando dava a Prudentópolis a posse do salto. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Milton Roseira, a parte de cima da cachoeira pertence a Guarapuava e a de baixo de Prudentópolis. Desta forma, a nascente e o mirante do Salto estariam em Guarapuava. "Nunca tivemos dúvida quanto à divisão territorial da região", diz ele.

O prefeito de Prudentópolis, Vanderlei Baldissera, argumenta que a cachoeira pertence ao município desde 1906, quando a cidade foi emancipada. O Salto São Francisco consta em folders como sendo da cidade, que usa o mote "Prudentópolis, terra das cachoeiras gigantes". No material de turismo divulgado pelo governo do estado, a cachoeira consta como sendo em Prudentópolis. Os saltos atraem turistas do Brasil inteiro, com uma visitação diária de cerca de 100 pessoas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.