• Carregando...

Ponta Grossa – A prefeitura de Prudentópolis vai questionar na Justiça a administração de Guarapuava, que divulgou para a imprensa local a posse do Salto São Francisco, maior queda d’agua do Sul do país. Há pelo menos um ano as prefeituras de Prudentópolis, Guarapuava e Turvo disputam a cachoeira, que fica na divisa entre as cidades. O salto fica a 55 quilômetros da cidade de Guarapuava e a 55 de Prudentópolis. De Turvo, o acesso pode ser feito pelos dois municípios, ou por trilhas.

Além da ação, a prefeitura de Prudentópolis vai abrir um inquérito administrativo para apurar a ausência de um representante na reunião entre os três municípios e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, convocada para discutir o assunto. O encontro havia sido solicitado pela própria prefeitura.

Um parecer preliminar da Sema indica a posse do salto aos três municípios. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, a conclusão caminha para a mesma decisão. "Nenhum dos três vai ganhar a disputa. Eles vão ter que se entender, pois o gerenciamento e os cuidados do salto serão dos três", afirma. O governo do estado já analisa um decreto que pode determinar que o Salto São Francisco deixe de ser municipal e passe a ser estadual.

A prefeitura de Guarapuava diz ter um relatório em que a Sema reconhece um equívoco num memorial descritivo, realizado em 2003, quando dava a Prudentópolis a posse do salto. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Milton Roseira, a parte de cima da cachoeira pertence a Guarapuava e a de baixo de Prudentópolis. Desta forma, a nascente e o mirante do Salto estariam em Guarapuava. "Nunca tivemos dúvida quanto à divisão territorial da região", diz ele.

O prefeito de Prudentópolis, Vanderlei Baldissera, argumenta que a cachoeira pertence ao município desde 1906, quando a cidade foi emancipada. O Salto São Francisco consta em folders como sendo da cidade, que usa o mote "Prudentópolis, terra das cachoeiras gigantes". No material de turismo divulgado pelo governo do estado, a cachoeira consta como sendo em Prudentópolis. Os saltos atraem turistas do Brasil inteiro, com uma visitação diária de cerca de 100 pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]