
Os moradores dos bairros Fazendinha e Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na capital, vão ganhar novos parques em breve. Com o contrato entre a prefeitura e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), firmado na última terça-feira (19), R$ 18 milhões serão destinados às obras em 210 mil metros quadrados às margens do rio Barigui. Ainda não há previsão para o início das obras.
Segundo a assessoria da prefeitura de Curitiba, as obras fazem parte do projeto Viva Barigui, implantado em 2007, que busca a revitalização da bacia hidrográfica que corta a capital. Os terrenos foram obtidos pelo pagamento de dívidas ao poder público e a desapropriação e posterior realocação de famílias que viviam irregularmente na região, ou em áreas de risco.
Na Fazendinha, o novo parque será construído entre a Rua Dionira Klemtz, na Vila Rigoni, e o Parque Cambuí, nas margens do rio. Na CIC, a área de lazer ficará na Rua Bernardo Meyer, entre a Rua Senador Accioly Filho e a Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira. A extensão total das novas áreas de lazer vai incorporar outras regiões de preservação, que juntas formarão o Parque Linear do Barigui.
Os novos parques vão contar com pistas de corrida e caminhada, áreas de paisagismo, playground, recomposição de mata ciliar, quadras esportivas, entre outras áreas para lazer.
O próximo passo para a continuação das obras dos parques, segundo a assessoria da prefeitura, envolve a abertura de licitação, que está prevista para o mês de agosto, sem data definida.
O investimento da prefeitura faz parte do mesmo contrato com a AFD para a construção da Linha Verde Norte. Os trabalhos nesse setor da rodovia devem começar na próxima semana.



